Localizado em Seattle, um condomínio em tempos visionário, viu um dos seus apartamentos atualizados e transformados para acolher a vida simples de um homem solteiro. O projeto de remodelação é assinado pelo escritório Wittman Estes.
Projeto: Wittman Estes / Fotografia: Rafael Soldi / segundo memória descritiva
Lakeside West é um condomínio urbano reimaginado, onde se insere o apartamento que mostramos e que foi alvo de uma intervenção que transformou o que antes era uma habitação desatualizada de meados do século, numa habitação altamente organizada e funcional para um homem solteiro.
Andrew Sirotnik, o cliente, contactou o escritório de arquitetura Wittman Estes – um coletivo de Seattle conhecido por integrar arquitetura e paisagem e pela sua cuidadosa reimaginação de edifícios clássicos de meados do século.
Originalmente concebido pelo arquiteto John Graham, o Lakeside West foi construído em 1961 para o pessoal executivo da Feira Mundial do Século XXI. Considerado um projeto visionário na época, a estrutura de betão armado do edifício e as formas elegantes de estilo internacional representavam o otimismo e a ambição do alto modernismo dos anos 60. Embora o edifício tivesse uma boa estrutura, em 2020 a disposição e os acabamentos estavam desactualizados e desfasados do estilo de vida contemporâneo do Sr. Sirotnik.
O objetivo do projeto era organizar o espaço para uma vida simples, onde as rotinas diárias do cliente, como meditação, cozinha e trabalho a partir de casa, pudessem ser concentradas e elevadas através da simplificação da realidade material do ambiente que o rodeia. Ele queria um espaço para receber convidados e concentrar-se nos seus filhos – tudo com flexibilidade e acesso fácil.
Para dar resposta, a Wittman Estes concebeu uma carpintaria personalizada em torno dos rituais simples da vida quotidiana de Sirotnik. Fugindo ao ruído e à desordem da sua antiga habitação unifamiliar, Lakeside West foi imaginada como um refúgio de clausura.
As funções estão concentradas em “blocos de habitação” flexíveis que contêm e organizam os bens do cliente, deixando o espaço à sua volta livre de desordem. Os blocos são constituídos por uma ilha de cozinha, um volume principal de cozinha, um armário para bebidas, um armário de hall e um armário de arrumação de quarto.
O design proposto é adaptável a uma vida de solidão e de reunião, em que o espaço e a arrumação se tornam um pano de fundo para a vida e a ligação com as vistas exteriores e com a família e os amigos. A existência simples é apoiada pela flexibilidade dos blocos. O bloco da cozinha tem um estado “aberto” e “fechado”. Enquanto cozinha e prepara bebidas, o estado aberto da caixilharia tem portas rebatíveis e encaixadas que recuam para nichos e permitem um acesso totalmente aberto ao interior dos armários. O estado fechado tem portas embutidas com puxadores integrais que transformam a caixilharia num pano de fundo tranquilo para a sala de estar.
As texturas e cores do Lago Washington e a leveza do céu expansivo são trazidas para o interior para se misturarem com uma paleta de materiais de minimalismo quente. As texturas cinzentas e frias do mármore Luce di Luna evocam a superfície da água, enquanto a profundidade sombria dos painéis sólidos de carvalho branco serrado, dão uma intimidade quente e tátil à carpintaria.
A abordagem da Wittman Estes à sustentabilidade centra-se em espaços pequenos, de elevada qualidade, construídos com materiais duráveis e designs intemporais que perdurarão a longo prazo e sobreviverão às tendências de design de interiores. O universalismo de Lakeside West e a adaptabilidade da arquitetura de estilo internacional de meados do século, são perfeitos para reimaginar uma habitação que mantém a sua estrutura e disposição essenciais.