Por a 22 Novembro 2023

Perguntámos a Raquel Rossetto, da R&R Design Interiores, quais os erros mais comuns quando se está a decorar um espaço. Dos móveis mal dimensionados a uma iluminação inadequada, a arquiteta alerta para os mais habituais e deixa algumas dicas que podem ajudar.

Fotografias: imagens de projetos assinados por Raquel Rossetto

Com um estilo contemporâneo, criativo e detalhista, Raquel Rossetto tem já uma vasta experiência na área de arquitectura de interiores e decoração no Brasil e nos EUA, e constituiu em Lisboa a R&R Design Interiores, onde realiza projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Em conversa com a Urbana, revelou cinco dos mais comuns erros na decoração de interiores. Tome notas.

Móveis mal dimensionados e desproporcionais 

Móveis que não se adequam ao tamanho do ambiente podem causar desconforto visual e prejudicar a funcionalidade e simetria do espaço. Certifique-se de conferir as medidas e escolher móveis e itens que se encaixem adequadamente.

Iluminação Inadequada

Desprezar a importância da iluminação pode prejudicar a atmosfera do espaço. Falta de luz ou excesso dela pode comprometer a estética. Não esqueça de prestar atenção à tonalidade da lâmpada para deixar os ambientes aconchegantes e funcionais.

Falta de Personalidade

Uma decoração sem identidade pode parecer impessoal. Incorporar elementos que reflitam a sua personalidade é crucial. A personalidade reflete um espaço com vida, tornando cada detalhe e cantinho com mais significado e historias para contar!

Não Considerar o Layout

Ignorar a disposição dos móveis em relação ao espaço pode levar a uma circulação inadequada e a uma sensação de desorganização. Uma decoração sem a excução de um layout, interfere em cada pormenor, incluindo inclusive pontos de electricidade e iluminação.  Um excelente layout interfere até na produtividade de uma empresa… imagine em uma casa.

Ignorar o equilíbrio

Colocar móveis e objetos de decoração de forma desequilibrada, altera o espaço visualmente, tornando-o desagradável e sem harmonia. O equilíbrio pode ser trabalhado com simetria ou assimetria.  A simetria pode ser baseada numa ideia espelhada, a criar pares visuais. Ja a assimetria aparece na utilização de itens diferentes que compartilham similaridades.

Boas dicas

Raquel Rossetto lembra e bem que, ”a decoração é uma questão de gosto pessoal, então o mais importante é que se sinta confortável, conectado e feliz com o seu espaço”. Mas também existem algumas dicas importantes a ter em conta na hora de decorar. Raquel Rossetto lembra três delas e ilustra-as com projetos seus.

Ambiente equilibrado

Para um ambiente equilibrado, organizar por cores, luz, volume dos objetos, móveis e adornos.

Proporção na dimensão do sofá x quadros

Uso correto das peças mais altas e largas para criar harmonia com o pé direito.

Cores e materiais combinados

Mas abertura para dotar os espaços de personalidade e criatividade quando se gosta de brincar com textura e cores.

0
Would love your thoughts, please comment.x