Por a 21 Setembro 2023

Num estilo que deambula entre o moderno e o neoclássico, este apartamento tem nas diferentes matizes do cinzento o grande destaque. O vidro espelhado também se impõe, em interiores que tinham tudo para parecer frios, mas que resultaram numa harmonia bastante envolvente.

Projeto e Fotografias: O&A Londres

O estúdio O&A London desenvolveu um conceito de interior moderno para um apartamento em tons de pérola no centro de Nova Iorque. Com uns generosos 130 m2 que contemplam grandes janelas com vistas panorâmicas voltadas para a parte histórica da cidade, os interiores mesclam um estilo moderno com inspirações neoclássicas, inspirados no edifício que acolhe o apartamento e na personalidade do cliente.

Com dois quartos, cozinha, hall e sala de estar, o apartamento já de si amplo, foi tornado visualmente maior graças à parede espelhada da sala de estar. Um “truque” que, conferiu ao ambiente um formato geométrico peculiar devido ao posicionamento vertical dos espelhos. A cozinha, foi integrada num layout aberto, escondida atrás de uma ilha de mármore.


Anna Agapova, da dupla criativa do O&A London comenta: “o nosso objetivo era o de combinar perfeitamente a cozinha e a área de jantar. Esta fronteira entre os espaços é contrabalançada por uma elegante instalação de porcelana da famosa artista Valéria Nascimento”.

O espaço de estar, também foi ampliado com a ajuda de varandas fechadas, o que se revelou uma decisão extremamente bem sucedida, referem os autores do projeto. Os arquitectos também conseguiram ocultar os radiadores, o que significou que não foi necessário deslocar o sistema de aquecimento central.

Falando sobre as cores e texturas, Oleg Klodt – da dupla do O&A London – refere: “os nossos interiores são frequentemente chamados de ’50 tons de cinzento’. 90% das vezes não acho que esta comparação seja justa, mas neste projeto em particular mergulhámos realmente no mundo de muitos tons de cinzento. Aqui os tons frios e quentes são diluídos por vários tipos de metal. E devido a esse jogo intrincado, a cor do espaço funciona lindamente”.


Anna Agapova acrescenta: “a escolha do mármore foi uma decisão bastante atípica. Normalmente os clientes ficam inseguros sobre a utilização deste material, mas neste caso, o cliente confiou em nós e decidiu arriscar. Os ornamentos entrelaçados e o piso de mármore combinados com a parede espelhada, criam a sensação de múltiplas camadas que é sustentada pelo padrão do tapete feito à mão por Thibault Van Renne e das duas pinturas da artista britânica Helen Fryer, cujo as paisagens têm uma atmosfera muito especial e são cheias de movimento”.

Sobre o mobiliário, pode dizer-se que o apartamento é como um caixa de jóias – cheio de itens individuais e únicos. A O&A presta sempre uma atenção especial à iluminação decorativa nos seus projetos e este interior não foge à regra. Os designers abordaram a escolha dos candeeiros com muito cuidado, selecionando um lustre da designer britânica Louise Bradley para acima da área de jantar, que instantaneamente chama a atenção. Na sala, a atração principal é uma mesa do inigualável Tom Faulkner. O espelho com efeito envelhecido da mesa ressoa com um enfeite dourado no papel de parede. Os elementos centrais da sala de jantar são a mesa e as cadeiras da primeira coleção de móveis de Oleg e Anna da O&A. 

Em relação aos materiais, a dupla de designers deu especial atenção ao contexto geral do espaço – que apensar do seu aspeto monocromático é marcado por detalhes originais. Um dos quartos possui papel de parede feito à mão da coleção Caledonia de Anna e Oleg, fabricado em colaboração com a Holland&Sherry. A coleção foi inspirada nas paisagens escocesas e o design utilizado neste projeto imita os pilares de basalto da ilha de Staffa. 

Anna Agapova conclui: “Apesar do cinza predominante em todo este projeto, o interior ficou incrivelmente quente, saturado e envolvente. Permitindo que se descanse e desfrute do silêncio e da felicidade doméstica”.

0
Would love your thoughts, please comment.x