Por a 8 Setembro 2023

Se esta planície falasse, sussurraria doces palavras de boas-vindas. A calma sentida é enfatizada pela simplicidade da casa de férias, que observa tudo em seu redor. O branco e o azul-claro mesclam-se com o azul do céu, com o verde e umas notas de grão e cor de palha. O projeto de interiores é do atelier de Lígia Casanova.

Projeto: Lígia Casanova / Fotografia: Bruno Barbosa / Texto: Isabel Figueiredo

O Alentejo tem uma magia muito especial. As suas paisagens misturam várias cores, mesmo quando a planície, e a extensão das suaves ondulações, se prolonga para lá do nosso olhar. Tudo parece inspirar o descanso. Razão por que esta família escolheu uma bonita propriedade para aí reconstruir uma casa.

Uma casa que cumpre bem a sua função de porto de abrigo, de lugar para passar os fins de semana e as férias, longe dos sons da cidade, da amálgama de gentes, da agitação própria do dia-a-dia. Uma casa ampla e luminosa, enquadrada pela paisagem de verde e cor de grão, de azul e branco, o branco do casario avistado ao fundo. 

Era objetivo desta família, já há alguns anos, encontrar um lugar assim. Até ao dia em que este encontro se deu, o encontro com o tal lugar. A casa, originalmente, não era interessante, pelo contrário. Mas todos os aspetos menos interessantes, bem como todas as questões relacionadas com conforto e a funcionalidade, foram resolvidos após um trabalho de remodelação e reorganização.

Os novos materiais usados para o revestimento do chão, a escada estilizada, o branco e cinza-claro dominantes, a madeira pintada de azul suave, as janelas e portas que permitem a relação ininterrupta com a envolvente contribuem hoje, no seu conjunto, para um novo habitar. Para uma residência de férias que acolhe os que ali entram, da mesma forma que os convida a usufruir do espaço exterior.

Dividida em dois pisos, soma aproximadamente 180m2 de área total, tendo sido remetido para o primeiro nível um quarto/sala. Em baixo, além dos quartos, a grande sala comum partilhada com a cozinha assinala um espaço de ponto de encontro.

“Foi um prazer trabalhar com estes clientes e ajudá-los no projeto da sua casa de férias”, conta Lígia. “A paisagem, a luz natural, as imensidões do campo em redor proporcionaram um projeto que acentua estas qualidades intrínsecas, com a introdução das madeiras claras e pintadas, dos materiais naturais, de alguns têxteis e de objetos em tons condizentes com a envolvência, com o azul da água da piscina”.

Grande parte do mobiliário foi desenhado para a casa e executado pelo Atelier Lígia Casanova, sempre tendo em conta os espaços, as cores e as próprias peças da família, com outras proveniências. Os têxteis são da Casanova Store.

0
Would love your thoughts, please comment.x