Por a 20 Setembro 2023

A VELUX® revela os segredos para ter uma casa com luz natural, que é também sinónimo de dias mais leves e energéticos.

Setembro é para muitos um recomeçar, muitas vezes equiparado ao começode um novo ano, por ser acompanhado por um sentimento de renovação pessoal, como consequência da sensação de “baterias renovadas”. Para ajudar no regresso à rotina, a VELUX®, empresa pioneira em janelas de telhado, explica como pode tornar estes dias mais leves e enérgicos através da luz no seu estado mais puro.

Recorde-se que, para além de ser imprescindível para garantir um espaço interior perfeito, a luz tem um efeito direto e positivo no nosso bem-estar, que resulta, em parte, do ciclo circadiano equilibrado, conhecido como o ritmo natural do corpo, e no qual o cérebro é o maestro. É ele que dá “dicas” ao nosso organismo de quando deve despertar ou acalmar consoante a hora do dia e as rotinas, acabando por promover o bem-estar físico e mental. 

1. Utilize a luz natural como ponto de partida para organizar o espaço de trabalho

Criar um escritório ou um espaço de trabalho na divisão da casa com mais luz natural é imprescindível para que se sinta mais confortável no regresso à rotina. A luz, ao ter um papel predominante no design de interiores, é a base para a organização de um espaço. Se existir uma janela na divisão onde trabalha, opte por colocar a secretária de trabalho debaixo da mesma. Caso não seja possível, a transformação de uma divisão escura numa mais clara, através da escolha de paredes brancas ou espelhos, pode ser a solução ideal. 

2.Regule a intensidade da luz através da utilização de acessórios nas janelas

Ao deixar entrar mais luz natural na divisão onde trabalha, pode necessitar de regular a sua intensidade sendo, para tal, necessário escolher acessórios adequados à mesma, como por exemplo, cortinas. Se assim for, priorize elementos com cores mais sóbrias, que tragam a natureza para dentro de casa, permitindo uma sensação de tranquilidade, necessária em dias mais agitados. 

3.Alivie a fadiga ocular e aumente a produtividade através da luz natural

A luz natural, a partir do mês de setembro, e durante as estações de outono e inverno, oferece um benefício adicional à nossa saúde: a redução da fadiga ocular. Uma vez que a luz durante estas estações do ano tende a ser menos intensa, comparativamente com a luz artificial dos candeeiros, acaba por promover não só um maior conforto ocular, como também contribui para uma maior produtividade enquanto trabalhamos ou realizamos tarefas dentro de casa.

4.Conecte-se com a natureza a partir do interior da casa

Setembro marca o regresso dos dias mais curtos e frescos e, por isso, encontrar uma conexão com a natureza pode ser um desafio. Quando o clima deixar de convidar a atividades ao ar livre, procurar maneiras de se conectar com a natureza pode ser importante para garantir um bem-estar físico e mental. Por exemplo, observar as mudanças sazonais pela janela e apreciar a chuva, podem ajudar a manter esta ligação.

0
Would love your thoughts, please comment.x