Por a 2 Agosto 2023

Projeto residencial no Estoril, assinado pelo estúdio espanhol LO2, de Luisa Olazábal e Luis Ojeda, com obra feita em toda a Europa e, desde 2021, com escritório em Lisboa. Um elogio ao bom casamento entre cores e texturas, ao mobiliário e materiais de exceção, diluídos nos generosos 400 m2 de área. 

Projeto: LO2 / Fotografia: José Manuel Ferrão / Texto: Isabel Figueiredo 

Inserida num lote de terreno com 700 m2, esta casa que é residência de uma família composta por um casal com três filhos, construída em 2021, não carecia de alterações estruturais. A intervenção do gabinete de Luisa Olazábal e Luis Ojeda foi realizada logo após a conclusão da construção do edifício — e após a aquisição da casa pelos clientes —, pelo que o seu trabalho se centrou em “adicionar elementos de design de interiores de acordo com o estilo de vida do cliente e enaltecer os acabamentos existentes através da decoração e da iluminação”. 

Era objetivo primordial a criação de um espaço que conciliasse estética e funcionalidade, tendo em conta o estilo de vida da família. “O cliente conhecia e confiava no trabalho da LO2, como tal o diálogo estético foi muito natural. O nosso objetivo foi, como em geral em todos os nossos projetos, dotar o espaço de uma estética funcional, sem prejuízo da sua intemporalidade”. 

O atelier espanhol trabalhou, assim, na distribuição da zona de estar, criando vários ambientes, tirando partido das boas áreas e da iluminação natural, tão generosa quanto desejada: “Tendo em conta um pilar estrutural original existente no edifício, desenhámos um bar que fica em frente à sala de jantar”. Esta zona comunica com a área de estar, pelo que foi possível criar “um espaço dinâmico com diferentes ambientes, bem como uma identidade estética muito forte”. Foi privilegiado o bonito tom canela, presente nos móveis do bar, feitos por medida, assim como no mármore das bancadas (mármore vermelho Alicante). “Os clientes gostam muito de receber e, naturalmente, as noites são organizadas em torno deste bar e da sala de jantar, no seu conjunto um espaço de convívio dinâmico”. 

O trabalho do estúdio LO2 estendeu-se ainda aos tetos e paredes, com a aplicação de perfis, “para criar ritmo em determinados espaços da casa”, caso da zona de estar e do corredor do quarto principal, e assim “enriquecer a arquitetura de base”. 

No piso térreo, são de destacar os vários ambientes e funcionalidades, cujas transições são sublinhadas pelos conjuntos de cortinas de linho pesado, bem como a intervenção na passagem entre o hall de entrada e a sala/bar – um pequeno corredor íntimo cujas paredes e teto foram forrados com tecido da inglesa Fermoie –, espaço para o qual foi desenhada uma porta de latão à medida com malha de ferro no vidro.

Neste nível, transposta a porta de latão, o primeiro espaço da ampla zona de estar é o bonito bar, partilhado com a sala de jantar — para a qual foi desenhado um banco, aproveitando ao máximo o espaço existente, e em linha com o ambiente informal que domina no bar. Segue-se uma área destinada à leitura/música, com quatro lugares confortáveis, ​​junto à mesa de música. “O cliente é um apaixonado por música e possui uma extensa coleção de vinis, pelo que foi importante conceber um espaço dedicado ao tema”.

Na mesma sala de estar, com os seus envidraçados a dar para o verde do jardim, foi criado ainda outro ambiente, onde domina o sofá de canto em veludo verde, que acomoda várias pessoas. Aqui, o olhar é dominado pelo jogo de cores de verde e vermelho, acentuado pela obra na parede, assinada pelo artista espanhol contemporâneo FOD – Francisco Olivares Diaz.

O último espaço da área comum é a sala de TV, separada do restante ambiente por uma cortina. “Tivemos um cuidado muito especial na escolha das poltronas, que se desejavam muito confortáveis, criámos alguns módulos com prateleiras baixas de cada lado da lareira e mantivemos os tons neutros nos móveis e estofos com um toque de cores aportado pelo trabalho do artista espanhol Fernando de Ana, na parede do sofá. 

No futuro escritório (atualmente uma área destinada às brincadeiras das crianças), foi desenhado um louceiro à medida, em carvalho natural, que serve de apoio à sala de jantar. 

Subindo ao primeiro andar, onde se situam o quarto principal, o quarto das meninas e o quarto do bebé, destaque para o corredor que conduz ao camarim e à suíte, cujo ritmo é dado pelos perfis de madeira e ráfia aplicados nas paredes, “criando um efeito de painel muito interessante”. A ráfia também marca presença no quarto, vista na parede e na cabeceira da cama; o apontamento de cor fica por conta da escrivaninha, em petróleo e amarelo, feita sob medida. 

No quarto do bebé, além do acabamento do papel de parede, de ráfia, dominam as cores suaves e as texturas naturais. No espaço de dormir das duas meninas, a escolha do papel teve em conta as suas idades, e declina-se em tons de rosa com debruado com  fita cor de berinjela. Aqui, as camas, feitas sob medida, têm as cabeceiras triangulares com iniciais e são apoiadas por mesas e prateleiras igualmente feitas sob medida. 

A arte é um elemento fundamental do design de interiores desta casa. “Os clientes são amantes da arte contemporânea, pelo que os espaços são pontuados pela presença de várias obras. Aliás, este é um tema querido do nosso estúdio e criámos, para o efeito, um departamento especializado porque acreditamos que a arte é fundamental para o acabamento e a personalização dos espaços.” Assim, ao longo dos vários espaços, podemos observar, e destacar, peças como a fotografia ‘Paris’, no hall de entrada, em tamanho XL, de Jordi Bernardo, a obra ‘Inshine 02’ de Fernando de Ana ou o grande quadro na sala na parede do sofá de veludo verde, ‘Living Paintings’, de Fernando Olivares Diaz.

A par com a arte, o mobiliário e acessórios sobressaem nesta casa. Muitos são peças únicas, na sua maioria feitos à medida, e outros são peças de marcas consagradas, como os candeeiros de pé do hall de entrada da Marset, o papel de parede do lavabo social de Antoinette Poisson ou, nas casas de banho, da Gastón & Daniela, os linhos de Bárbara Osório ou o par de poltronas italianas na sala de TV da My Nordics.

No fim de contas, esta é uma casa com tanta personalidade e, contudo, despretensiosa. Uma casa onde tudo está nos lugares certos, onde é fácil viver. Sem a sensação de algo imposto, mas antes de despreocupadamente acolhedor. E convidativo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x