Por a 31 Agosto 2023

Entre as opções deste projeto assinado pelo FPR Studio, está a eliminação de uma casa-de-banho para ser possível ampliar a cozinha, que é agora separada da sala por um painel de correr.

Projeto: FPR Studio / Fotografia: Denilson Machado

Tanta arrumação quanto possível, uma decoração em tons suaves e ambientes leves e potenciadores de calma e paz. Estes foram os pedidos dos proprietários deste apartamento, de apenas 65m2, aquando do pedido de remodelação ao escritório FPR Studio. Salvaguardamos que os mesmos – um casal na casa dos 40 anos – se ia mudar de uma residência maior.

Entre as principais alterações na planta original, foi necessário eliminar a casa-de-banho para criar uma cozinha maior – e para na mesma caber um frigorífico e uma pequena despensa. A cozinha passou a ficar separada da sala de estar e jantar, por um painel de correr. Com a perda da casa-de-banho, a solução foi transformar a da suite – que seria usada como escritório -, em lavabo social. Foi então fechada a porta que dava para o quarto e aberta uma para o hall.

O projeto de interiores foi pensado para atender ao desejo dos clientes de levar uma vida mais leve, prática, desapegada e conectada com a natureza. Para isso, foram escolhidos materiais naturais, formas curvas e orgânicas e tonalidades suaves, mantendo a vista da Baía da Guanabara como grande protagonista do novo lar.

A combinação de soluções criativas em marcenaria com iluminação indireta e pontual, cortinas em linho com texturas leves, tapetes de tear manual e mármores com texturas ou veios bem marcados ajudaram na materialização do sonho.

Quanto à paleta de cores, a aposta foi acima de tudo, na neutralidade. Por isso, as paredes foram pintadas num tom de bege claro. Sobre o pavimento originalmente em porcelanato, foi aplicado um laminado de madeira.  A madeira ripada que vai do hall de entrada até à área do jantar ganhou um acabamento em laca branca, além de um nicho em travertino. As cores mais vibrantes são pontuais e aparecem, sobretudo, nas almofadas do sofá e no quadro Abstract J1, criação da artista Juliana Scheuer para a Urban Arts.

O hall de entrada é, aliás, um dos destaques do projeto. Para este pequeno corredor com pouca luz natural, foi criada uma composição de oito candeeiros esféricos, em diferentes tamanhos, que parecem subir a parede e invadir o teto. O espaço conta ainda com um banco, para que os moradores usem de apoio para se calçarem, além de um armário estreito até meia altura, que serve, ao mesmo tempo, de sapateira e aparador.

No quarto do casal, destacamos a opção por um  guarda-roupa com portas de correr espelhadas, que fez o ambiente parecer mais amplo e iluminado e trouxe para o seu interior a vista da Baía da Guanabara.

0
Would love your thoughts, please comment.x