A edição deste ano do Salone del Mobile (Milão) incluiu uma mostra especial de iluminação e os mais recentes lançamentos de design de interiores, evocando ambientes onde o conforto e as atmosferas elegantes refletiram a importância do bem-estar geral e a preocupação com a sustentabilidade. Alguns dos nossos favoritos, aqui em destaque.
Texto: Isabel Figueiredo
Durante uma semana, todos os olhos estiveram postos em Milão, que mais uma vez mostrou porque o seu Salão do Móvel é um evento âncora e de prestígio, juntando novos lançamentos, tendências e clássicos do design. Para que possa ver em parte o que se passou por lá, reunimos os objetos, as ideias, os eventos e as tendências que mais gostámos e mostrámos-lhe agora a primeira de quatro seleções. Tome notas.
1. A CC-Tapis, em colaboração com o estúdio Formafantasma, apresenta Telegram, uma coleção de tapetes que vai além da celebração do ‘feito à mão’ homenageando a individualidade dos artesãos por trás da criação dos tapetes. “Queríamos levantar o véu entre nós e os criadores”, dizem Simone Farresin e Andrea Trimarchi, do estúdio. “É o início de um diálogo, em vez de apenas um produto acabado.”
2. Por ocasião da Miart e da Milan Design Week, a Marsèll e a PIN–UP Magazine juntaram-se para apresentar ‘Emporium’, uma exposição do coletivo de arte CFGNY de Nova Iorque, com curadoria do diretor editorial e criativo da revista PIN-UP, Felix Burrichter. A mostra combinava aspetos de exposições anteriores do CFGNY, remisturados, para uma nova experiência multinível, variando entre peças de roupa, objetos de design, instalações arquitetónicas, escultura em cerâmica e vídeo.
3. Day-bed para exterior da coleção Karen, da Talenti, por Ludovica+Roberto Palomba, para uma atmosfera intimista e reconfortante graças ao design de inspiração africana que lembra a aparência de um casulo. O encosto é trabalhado artesanalmente e sustentado por numerosos fios que se entrelaçam.
4. “Beyond Form”, projeto do Estúdio MILO, que criou um micro-universo circular para a exposição da Masiero na Fuorisalone 2023 (Via Statuto) em Milão. No espaço, a nova coleção de iluminação Visio, pela jovem dupla de designers Nava + Arosio, fez uma homenagem à iconografia e à expressividade do rosto.
5. Bilboquet, candeeiro de mesa ajustável que permite direcionar a luz de uma forma lúdica, mas precisa. A ideia é do designer canadiano Philippe Malouin, e esta é a sua primeira coleção com a Flos. O candeeiro consiste em dois cilindros coloridos ligados por uma esfera magnética que funciona como uma junta e permite que o cilindro superior gire, direcionando o fluxo de luz.
6. Roma Imperiale, vaso de edição limitada da Pieruga Marble, a nova marca do Atelier Barberini & Gunnell, inteiramente esculpido à mão a partir de um bloco sólido de ónix rosa puro e raro. A fita que envolve o vaso tem um acabamento aveludado.
7. Hungry Frog, candeeiro de mesa pelo designer Marcantonio para a Qeeboo, em forma de sapo, parece “comer” a fonte LED G9 integrada. Disponível em cinco cores pop inspiradas em pedras preciosas, combinadas com o cabo forrado de tecido. Disponível nos acabamentos Opala, Esmeralda, Topázio, Safira e Âmbar.
8. Tapeçaria ‘Sunbirds & Tropical Flowers 1.0’, por Tjitske Storm, da coleção ‘The Art of Living Together’, de edição limitada (certificado assinado e autenticado), tufada à mão. 154×150 cm + 135 cm de fios soltos.
9. A Muuto juntou-se a H+O e Vzug para a instalação designada “H+O Apartment Gallery” onde apresentou os novos desenhos da TAF Studio e de Thomas Bentzen.
10. Papel pintado da Maison Thevenon, ref. PP2310993, pelo coletivo InFabrik, dupla parisiense, com nenúfares gigantes e folhagem, num estilo com tanto de batik indonésio como de Art Nouveau. Rolos de 10m, apenas disponíveis sob encomenda.
11. Mesa Basket, dos designers italianos Zanellato/Bortotto para a Louis Vuitton, três tiras horizontais de couro entrelaçadas numa base de metal com padrão favo-de-mel coroado por um tampo de pedra de lava esmaltada reflexiva.
12. Piva, luminária desenhada pelo Atelier Oï para a Louis Vuitton, faz parte do conjunto dos novos ‘Objets Nomades’ da Maison lançados na Milan Design Week 2023. Suspensa, Piva presta homenagem à beleza da constante mudança e é composta por 57 anéis de vidro fosco intercalados por uma série de 60 peças em couro bicolor que formam as suas pétalas.
13. Instalação imersiva, ‘Vieni a Vedere’, na loja de Milão da Botegga Veneta, por Gaetano Pesce, que usou resina e tecido para criar uma experiência única. No cenário, estavam a edição de carteiras ‘My Dear Mountains‘ e ‘My Dear Prairies’, feitas pela marca com os desenhos de Pesce. Cada uma usa Intrecciato brilhante e é pintada à mão, a aerógrafo.
14. Net Lounge (exterior), por Raffaello Galiotto, destaca-se pelo design minimalista e um perfil sinuoso que evoca as ondas suaves do mar. A posição rebaixada do assento e a inclinação estudada do encosto favorecem a distribuição ergonómica do peso do corpo e o seu bem-estar. Disponível em seis cores na Nardi.