Por a 25 Julho 2023

O coletivo português Maior Arquitectura e Design, liderado pela arquiteta Patrícia Matias, assina o projeto deste apartamento de 216m2 nas Avenidas Novas, em Lisboa. 

Projeto: Maior Arquitectura e Design / Fotografia: Helena Colaço Salazar / segundo a memória descritiva 

Localizado na zona das Avenidas Novas, em Lisboa, este apartamento foi totalmente remodelado, incluindo-se nesta operação as zonas comuns de entrada, corredor, salas e escritório e áreas privadas que concentram os quartos e as instalações sanitárias. 

Patrícia Matias, autora do projeto deste apartamento nas Avenidas Novas, em Lisboa


Uma das suas mais impressionantes características, porque concilia uma habitação unifamiliar com a biblioteca privada do proprietário, são as paredes onde se arrumam mais de dez mil livros e a forma como estas paredes foram adaptadas para receber tamanha coleção. Assim, “a grande alteração com este projeto de remodelação residiu na expansão da biblioteca pelas várias divisões da habitação, pretendendo-se um ambiente uniforme nas diferentes salas”.  

Os livros são, assim, o principal protagonista e são o revestimento de todas as paredes das salas, corredor e escritório. Há apenas um espaço da casa, a sala de jantar, que não se inclui neste ambiente de biblioteca residencial.    

Toda a “distribuição dos espaços foi alterada de modo a assegurar a fluidez entre as várias áreas”, o que se estendeu à utilização das varandas, por forma a criar espaços “mais interligados e luminosos”.  

“Algumas prateleiras já existiam, mas foram relocalizadas e pintadas de branco; as prateleiras novas entre o escritório e a sala de estar são giratórias, permitindo o fecho ou abertura entre os dois espaços”.  

A zona mais privada da casa, a de dormir e a das instalações sanitárias, também foi alvo de renovação tendo recebido novos revestimentos, em pedra, e novos painéis de madeira pintada para portas e painéis fixos.  

De modo a simular a estrutura aparente de vigas, todas as salas, bem como o escritório, exibem o mesmo desenho de teto falso com sanca com luz indireta “unificando e dando um sentido de ordem no seu todo”. A iluminação foi estudada de modo a garantir o máximo conforto conciliando os vários espaços do apartamento, sem prejuízo de uma iluminação suficiente para ler, atividade tão presente nesta habitação.  

0
Would love your thoughts, please comment.x