Da vida no mediterrâneo aos florais dos anos 70, passando pelas profundezas do mar e acabando na savana, as inspirações para esta primavera e verão desdobram-se mas são pautadas por denominadores comuns. A natureza, as viagens e o bem-estar estão no topo das preferências.
Fotografia de entrada: Mango Home
Com um claro foco no bem-estar, as tendências de decoração e design para a próxima estação, prometem encher a casa de boas vibrações, ambientes descontraídos, cores e padrões que nos transportam para a natureza e objetos que nos fazem viajar sem sair do sofá. Para atestar estes highlights, e a inspirar em pequenas ou grandes mudanças, reunimos algumas novidades de designers e marcas.
Oásis em casa
Trazer o espírito de férias para a casa é a proposta da Mango Home. A marca aposta em materiais naturais e tonalidades calmas, numa coleção que foi desenhada para ser desfrutada tanto no interior como no exterior de casa. Remetendo-nos para paisagens mediterrâneas, não faltam as riscas, os materiais rústicos e as texturas suaves.
A primavera em padrões florais
A tendência floral, que vai buscar inspiração aos anos 70, vai ser um dos destaques da La Redoute nesta primavera. Assente na máxima de que as flores têm o poder de acalmar e animar os ambientes onde são protagonistas, mesmo quando se traduzem apenas em pequenos apontamentos, a marca desenvolveu uma coleção primaveril de artigos para a casa com padrões florais.
Linhas arredondadas
As linhas suaves e arredondadas permanecem tendência nesta primavera de 2023, como conferem as novidades apresentadas pela Pianca. Do sofá Nice à poltrona Fedra, não esquecendo a essencialidade das peças esculturais, como as mesas Enea e Corinto, a marca italiana levou à Milan Design Week móveis que apostam numa ideia de conforto e beleza sóbria, privilegiando formas acolhedoras e contemporâneas. Desenhadas por dois criativos com longa experiência no setor do mobiliário – Pier Luigi Frighetto e Luciano Marson – as novidades exaltam a qualidade e a versatilidade.
Inspiração aquática
As medusas são a grande inspiração da também italiana Liu Jo Living. A marca deu o nome do animal aquático – que casualmente segue a corrente oceânica -, às novas mesas de café que esteticamente se encontram entre o clássico e o moderno.
São precisamente as franjas, de onde se adivinha a estrutura de suporte equipada com uma prateleira oculta, que fazem de Meduse um móvel icónico e funcional com forte impacto estético. Na sala desenhada por Simone Cagnazzo para Liu Jo Living, a Meduse torna-se o centro dos momentos de relação e partilha.
Da savana para casa
No campo dos têxteis, chega-nos a visão de Stefano Bombardieri, que desta vez cruza a fronteira da savana artística e converte a visão tridimensional da escultura num objeto bidimensional por natureza. o tapete. Numa parceria com a Carpet Edition, os elefantes de Bombardier, aqui em silhueta, encontram-se contrastantes e parcialmente sobrepostos. A coleção foi apresentada, também, na Milan Design Week 2023