Por a 16 Maio 2023

Localizado no centro de Toronto, Canadá, o estúdio-loft foi projetada para um jovem empresário que queria algo tão divertido e funcional como único. “Gizámos um esquema que gira em torno de um elemento que designámos ‘cama box’, com uma generosa entrada em arco e mudança de nível – um movimento que produz um momento de acolhimento em oposição aos acabamentos brancos e aos cimentos do resto do sótão.

Fotografia: Andrew Snow  Projeto: StudioAc

“Esse momento de acolhimento, de ‘calor’, é obtido por meio do revestimento, do chão e paredes, cujo acabamento cativa, e convida a andar descalço, assim que ali se entra. Os estudos iniciais viram esse elemento assumir uma variedade de formas, orientações e materiais, mas a configuração simples do arco foi uma reação ao estilo de vida do cliente, das suas viagens e personalidade. Tal inspirou a forma do trilho da cortina, que é a mesma forma de arco. Essa sugestão subtil une os dois elementos, um rígido e estacionário, o outro leve e dinâmico.

“Na frente da cama-box, utilizamos uma cortina de altura total que esconde as funções mais privadas dos quartos de dormir, closet e arrumação”.
“Usar o puro de forma arquitetónica torna-o uma forma de definir o espaço, fornecer privacidade e isolamento acústico – tudo o que o eleva como um elemento e o transforma num ponto focal e numa peça de conversa funcional. Este jogo espacial fornece uma flexibilidade funcional e estética que permite que o relativamente pequeno loft pareça amplo, ao mesmo tempo que permite que os espaços de dormir pareçam aconchegantes e escondidos”.

A estrutura da unidade era composta por um tijolo cinza que foi pintada de branco para combinar com a nova “bancada de trabalho ao longo da parede da janela e da ilha da cozinha”. A bancada de trabalho proporciona uma superfície longa e contínua, e flexível, ao cliente, que ele esteja a trabalhar ou a dar uma festa. A parede do fundo da cozinha foi refeita em preto para recuar visualmente em relação aos elementos (objetos) da ilha e da cama box.

“Foi um prazer projetar para um cliente tão entusiasmado, aberto e interessante. Embora o orçamento fosse bastante modesto, esforçamo-nos para produzir algo com identidade, caráter e flexibilidade”.

0
Would love your thoughts, please comment.x