Por a 14 Março 2023

Há uma teoria de que a introdução do café do mundo árabe na Europa foi o catalisador do Iluminismo nos anos 1700. A proposta de Alfredo Häblerli, um conjunto de café comemorativo para a Exposição Mundial de Dubai, em 2021, foi agora adaptada para celebrar o 50º aniversário da BD Barcelona.

Ilumine-se com o conjunto de café pintado à mão de Häberli para a BD Barcelona. Peças de porcelana tingida em massa, em diversas cores, e pintadas à mão em platina. Peças de edição limitada com cinco cores com detalhes decorativos (verde, bege, laranja-rosa, cinzento e azul), 10 conjuntos para cada gama de cores, perfazendo um total de 50 conjuntos numerados.

Alfredo Häblerli (Buenos Aires, 1964), formado em Zurique, é um dos designers mais carismáticos do novo século. Em 2008 foi homenageado com uma extensa retrospetiva do seu trabalho no Museum für Gestaltung, de Zurique, motivado, em parte, por não ter deixado a Suíça, base de onde trabalhou para as principais empresas escandinavas e europeias, incluindo Iitala, Volvo, Kvadrat, Alias, Moroso, Driade, Cappellini, Luceplan, Camper e aBD.

Em 2001, a empresa sediada em Barcelona lançou a coleção de móveis de bar com o nome de Happy Hour, seguida, alguns anos depois, de Los bancos Suizos, uma homenagem ao banco Catalano, desenhado em 1974 por Oscar Tusquets e Lluís Clotet. Igualmente produzido pela BD, Los bancos Suizos receberam o Prémio ADI FAD Golden Delta, o maior reconhecimento que pode ser concedido a um produto em Espanha. O júri do prémio foi presidido por Gillo Dorfles, contemporâneo de Achille Castiglioni e Bruno Munari, as duas referências para Häberli e a quem este foi buscar a engenhosidade e o sentido de humor que permeiam todos os seus projetos.

“Descobri os significados por trás do ritual de beber café, enquanto cerimónia, como símbolo de generosidade, representando um aspeto importante da hospitalidade e cordialidade. Este foi o início. Agora, redesenhei-o para o 50º aniversário da BD.”

 

0
Would love your thoughts, please comment.x