Por a 14 Fevereiro 2023

A Arte uniu-se à Tecnologia para criar experiências que literalmente colocam as pessoas dentro dos conteúdos. São as chamadas exposições imersivas e estão para ficar. Saiba as que não pode perder.

A chamada tecnologia imersiva está cada vez mais popular e veio para ficar nos sectores da cultura e do entretenimento. Ir ver uma exposição, é agora também uma experiência que coloca o espectador dentro do quadro ou do ambiente de um artista. Transversal em idades e géneros, estas exposições ganham adeptos porque à componente cultural e informativa, é acrescentada uma dose de adrenalina e uma dimensão que transporta o visitante no tempo e no espaço.

Felizmente, a oferta tem acompanhado a procura e por isso, existem exposições a decorrer e outras quase a estrear. Para que não perca nenhuma, deixamos-lhe o calendário.

Frida Kahlo, A Vida de um Ícone 

© DR

O Reservatório Mãe D’Água das Amoreiras recebe a exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone”, até ao próximo dia 9 de abril. A mostra convida a mergulhar na vida e obra de Frida Kahlo, numa viagem imersiva pelo mundo de uma das artistas mais influentes de todos os tempos, através de fotografias históricas e filmes originais e por diversos ambientes sonoros e artísticos que reproduzem momentos relevantes na vida de Kahlo.

Misterioso Egito: espetáculo audiovisual by Ocubo

© DR

Em Lisboa – no Reservatório da Mãe D’Água -, e no Porto – na Alfândega do Porto -, também até ao próximo dia 9 de abril, é possível mergulhar no antigo Egipto. A exposição leva-nos à descoberta da civilização egípcia através de uma viagem audiovisual, criada a partir de conteúdos originais presentes em vários museus e bibliotecas mundiais. Durante trinta minutos vai poder explorar alguns dos momentos e elementos mais simbólicos com icónicas “paragens”, entre elas: a descoberta do tesouro do Faraó Tutankhamon, a inscrição da Pedra de Roseta frequentemente descrita como “a pedra mais famosa do mundo”, o prestigioso reinado do faraó Ramsés II – O Grande, e o enigma da construção das Pirâmides em Gizé, entre muitas outras.

Monet Meets Beethoven 

© DR

“Monet Meets Beethoven” prepara-se para estrear em Março, em Lisboa, também no Reservatório Mãe D’Água das Amoreiras. Esta exposição é a fusão perfeita entre a arte e a música de dois grandes nomes e convida a entrar num concerto imersivo onde os sentidos vão desfrutar de um encontro entre a luz e o som. Neste momento ainda não se conseguem comprar bilhetes mas já existe uma fila de espera.

Museu 3D Fun Art

© DR

O Museu 3D Fun Art é uma divertida experiência para toda a família, e estará disponível a partir do dia 21 de fevereiro até 26 de novembro, em Lisboa. Neste conceito diferente de museu, que combina a ciência da percepção visual com a magia da ilusão, tudo é possível. É possível encarnar o médico de Van Gogh, fazer um safari, ter um dinossauro como animal de estimação, ver o mundo completamente de cabeça para baixo, ou uma cabeça ser servida numa mesa de refeição, voar no cosmos, beber um vinho servido por Deus ou dançar um bailinho da Madeira.

Impressive Monet & Brilliant Klimt by Ocubo

© DR

Na Alfândega do Porto e no Reservatório da Mãe D’Água em Lisboa, pode descobrir o universo dos famosos pintores Monet e Klimt em mais um espetáculo virtual e imersivo produzido pelo Atelier Ocubo. As obras saltam das molduras, os efeitos e animações foram criados e as pinturas ganharam vida! A experiência convida a entrar na imaginação dos artistas nesta reinterpretação impressionante das suas obras, onde serás imerso pelo movimento impressionista de Claude Monet e a intimidade e arte romântica de Gustav Klimt, através da sua pintura icónica – O Beijo.

0
Would love your thoughts, please comment.x