Por a 23 Fevereiro 2023

É um dos bairros mais boémios de Lisboa, mas também um destino diurno escolhido por muitos. O que é que o Cais do Sodré tem? Tem bons restaurantes, cafés cool e lojas com conceitos e ambientes cuidados. Descubra o nosso roteiro.

É um dos bairros mais famosos de Lisboa e já teve muitas vidas. Na mais recente, é um animado destino gastronómico, uma meca da noite, mas também um dos sítios da cidade onde se concentram os cafés mais cool, e uma boa seleção de lojas e ateliers.

A proximidade ao rio e à Ribeira das Naus, torna-o num destino procurado em dias de sol, e o Mercado da Ribeira, com uma oferta gastronómica eclética é um chamariz para turistas e locais. Na zona há ainda a “Rua Cor de Rosa”, conhecida pelos restaurantes e bares e o edifício que acolhe a Ordem dos Arquitetos. Venha daí e descubra mais alguns pontos de interesse desta animada zona da cidade.

Café Janis

© Café Janis

É conhecido pelas suas famosas batatas fritas belgas, sandwiches com pão torrado e opções vegetarianas. O Café Janis fica numa esquina, na Rua da Moeda, e os toldos às riscas brancas e verdes não o deixam passar despercebido. O pequeno-almoço e o brunch são as suas melhores refeições, embora se assuma como um all day café. Lá dentro, a par da boa comida, encontra um ambiente descontraído de inspiração francesa, onde nos dias de sol, o interior e o exterior se fundem.

Menina e Moça

© Menina e Moça

É uma homenagem aos escritores lusófonos, ao Cais do Sodré, aos sabores da terra e ao vinho. A Menina e Moça é aquela combinação perfeita entre livraria e bar, e fica na Rua Nova do Carvalho. O ambiente é incrível, o atendimento atencioso e o interior charmoso.

Lisboa é Linda

© Lisboa é Linda

Se procura comida tradicional ou uma casa de petiscos, a nossa sugestão é o restaurante Lisboa é Linda. Está aberto de quarta a domingo, na Rua de São Paulo, e oferece uma gastronomia de norte a sul do país, e um menu construído mediante a época em que nos encontramos. O restaurante tem esplanada e opção vegetariana.

+351

Entrando no capítulo das lojas, na Rua da Boavista temos a +351. A marca criada por Ana Penha e Costa é 100% portuguesa e inspirada no Atlântico. A loja, ampla e arejada convida a entrar e a descobrir o seu universo de roupa orgânica e descontraída, inspirada na vida da cidade e na proximidade com o mar.

La Paz

© La Paz

Entre o Cais do Sodré e o Chiado, encontramos a La Paz. Também de inspiração atlântica, nas suas gentes e tradições, está voltada para o público masculino, e oferece simplicidade e qualidade. Numa tarde de compras, não deixe de espreitar, porque a roupa é bastante versátil, agradando também o público feminino.

Branco sobre Branco

© Branco sobre Branco

No coração do Cais do Sodré, Paula Laranjo e Vera Moreira mostram na loja do atelier Branco sobre Branco um pouco do seu trabalho. O espaço da dupla criativa de design de interiores reúne mobiliário, peças de decoração e acessórios de moda. A loja fica na Rua de São Paulo.

Pensão Amor

© Pensão Amor

Falar do Cais do Sodré é falar na Pensão Amor. Após um interregno de dois anos, a Pensão Amor voltou a abrir, em Julho de 2022, e mais ousada do que nunca. Entre as layers de veludo, os inúmeros candeeiros, ou os varões de pole dance, há uma programação cultural e alternativa que não deixa ninguém indiferente. Entrar na Pensão Amor é entrar numa Lisboa de outrora e deixar-se levar pelos encantos do Cais do Sodré.

0
Would love your thoughts, please comment.x