Por a 31 Janeiro 2023

Ecologia, sustentabilidade, qualidade, simplicidade e intemporalidade são valores intrínsecos e fazem pulsar o coração desta marca nacional, que nasceu fruto da visão de dois homens: Pedro Sottomayor e Nuno Ramos.

Texto: Isabel Pilar Figueiredo / Fotografias: DR

Pedro Sottomayor começou a sua relação com a Sotheby’s International Realty a desenhar e a desenvolver os interiores da rede de escritórios em Portugal da empresa, que Nuno Ramos e os sócios trouxeram para Portugal em 2008. “Desta colaboração resultou uma incrível linha de mobiliário (mesas, secretárias e cadeiras) desenhadas pelo Pedro,” explica Nuno Ramos, agora gestor da MOR. “A sua elegância, simplicidade e, sobretudo, a aceitação consensual por todos quantos com ela tiveram contacto, levou-nos a achar que poderíamos criar uma marca de mobiliário, iluminação e acessórios para casa, de autor”.

Álvaro Siza Vieira, CAVALO DE TRÓIA

A relação entre ambos foi sendo nutrida até se materializar na MOR, uma marca portuguesa com um portfólio de peças cujo desenho e materiais sublinham a importância da intemporalidade. Em 2019 abriu portas o espaço expositivo da MOR, que apenas vende através da loja online, na LxFactory, em Lisboa.

Álvaro Siza, Daniel Schofield, Hugo Passos, Julien Renault, Eneida Lombe, Marta Cruz, Keiji Takeuchi ou Depping & Jørgensen são alguns dos designers com que a MOR já colaborou, e esta lista não pára de crescer. Dos nomes consagrados aos jovens promissores, o bom design, assente em valores como a sustentabilidade, a qualidade, mas também a simplicidade e a intemporalidade, é dominante. “Durante muito tempo o ser humano julgou que podia utilizar os recursos do planeta de forma leviana e sem pensar muito, do usa e deita fora, mas agora percebemos que este é o único caminho, se queremos todos ter a melhor qualidade de vida a longo prazo”, sublinha Pedro Sottomayor.

A SABER

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