Por a 5 Outubro 2022

É já uma das coleções mais aguardadas do ano, fruto da mente criativa da conceituada designer britânica de 82 anos, fabricada pela Gainsborough, que produz alguns dos melhores tecidos para decoração de interiores do mundo.

Fotografia: Alun Callender

O-Gee Whiz e Fabulous Frills são dois tecidos exuberantes e fazem parte da ‘The Britannia Collection’ pela grande Zandra Rhodes para a conceituada Gainsborough, segundo práticas tradicionais de tecelagem, em teares históricos no moinho de Gainsborough, em Suffolk. Ambas as propostas incorporam o estilo de assinatura de Zandra de padrões e impressões livres, bem como o uso de cores ousadas e cativantes.

Zandra Zhodes; fotografia para a Gainsborough por Alun Callender

Para tal, Zandra apresentou uma série de desenhos iniciais, pintados à mão, desenvolvidos especialmente para Gainsborough, e trabalhou em estreita parceria com a equipa da marca inglesa, conduzindo uma investigação aturada ao glorioso arquivo de design da marca e explorando os mais intrincados processos de produção, até chegar aos desenhos finais.

Como resultado, ‘The Britannia Collection‘ encerra na sua riqueza tanto o artesanato como o design têxtil britânico, e um estilo decorativo contemporâneo tão adequado aos interiores de hoje.

O-Gee Whiz apresenta uma nova e vibrante visão do padrão Ogee, combinando o padrão tradicional com o design de quatro pétalas da margarida de Zandra, organizado em linhas sinuosas destas flores que acentuam a forma decorativa de Ogee. Tecido em tons alternados, com uma elegante aparência diagonal, O-Gee Whiz está disponível em quatro cores: Green Jewel, Aster, Echinacea e Corn ower.

Fabulous Frills, com base no desenho clássico Wiggle de Zandra, em forma de miniatura, apresenta linhas onduladas incrivelmente exageradas e com folhos que percorrem o comprimento do tecido, até explodir em redemoinhos dramáticos. Disponível numa gama de maravilhosos tons pastel, e ainda no icónico cor-de-rosa Zandra, desdobra-se em Roman Rhode, Ice Rhode, Yellow Brick Rhode, Dusty Rhode. Procure na Pedroso&Osório.

Zandra Zhodes fotografia para a Gainsborough por Alun Callender

Who’s that girl?

Formada pela Royal College of Art (1964), desenhou a sua primeira coleção de moda cinco depois e, desde aí, passou a vestir celebridades como Diana, a Princesa de Gales, Freddie Mercury ou Marc Bolan. Zandra Rhodes, figura de proa da indústria da moda do Reino Unido há cinco décadas – celebrou o 50º aniversário da sua carreira na moda em setembro de 2019 com uma exposição retrospetiva no Fashion and Textile Museum, intitulada ‘Zandra Rhodes: 50 Years of Fabulous’ e um livro –, ganhou notoriedade como designer de padrões combinando o gosto por tecidos delicados e cores que resultaram numa estética de assinatura que é, sem dúvida, única e resistente ao teste do tempo. Pioneira homónima do cenário da moda britânica e internacional desde o final dos anos 60, na sua carreira Zandra já colaborou com marcas como Valentino, Topshop e Mac Cosmetics. Em 2021 viu o lançamento de Zandra Rhodes x IKEA; este ano é a vez de Britannia Collection para a conceituada Gainsborough.

0
Would love your thoughts, please comment.x