Criar uma identidade única em duas casas vizinhas e absolutamente diferentes entre si: começou assim este projeto localizado no Jardim América, na cidade de São Paulo.
Projeto: TODOS Arquitetura / Fotografias: Fran Parente
Assinado pelo coletivo TODOS Arquitetura, o projeto da casa que mostramos de seguida, começou com o propósito de criar uma única identidade em duas casas vizinhas e muito diferentes. A primeira guardava uma linguagem colonial, e a segunda mais compacta, aproximava-se mais das típicas casas locais.
Segundo os autores do projeto, enquanto que no exterior foram usados elementos marcantes para criar a identidade que tornou as duas casas numa só, nos interiores foi feita uma intervenção mais assertiva para relacionar as diferentes áreas. Os espaços compartimentados deram lugar a ambientes abertos com poucas divisórias.
Entre os destaques deste projeto estão a parede curva entre a sala e a cozinha – que ganhou ripas de granito e desta forma oculta a fixação das obras de arte, que passeiam livremente pelo ambiente; a mesa de jantar de pedra natural, desenhada pelo TODOS Arquitetura, ou um díptico que ganhou graça disposto em paredes perpendiculares.
A moradora, pattern designer de profissão, reservou espaço para o seu atelier junto ao jardim.
No segundo andar da casa, junto ao quarto das crianças, existe uma sala para ver televisão e estudar. As suites dos mais pequenos, seguem a mesma linguagem, com poucos elementos e uma paleta neutra.
E a suite principal segue a linguagem neutra, com materiais e texturas acolhedoras.