Por a 11 Outubro 2022

Quando Virginia del Barco , arquiteta e fundadora do escritório Ideo Arquitetura, visitou esta casa, viu imediatamente o seu potencial. Antes de sair, disse ao cliente que faria uma “casa branca”. Entendendo o branco, não como uma cor, mas como um material para trabalhar.

Projeto: Ideo Arquitetura / Fotografia: Imagen Subliminal

É um compromisso com o branco como símbolo de um novo começo. Esta casa tradicional em Madrid, condenada ao ostracismo, era como uma requintada caixa de música esquecida no sótão. Mas gritou silenciosamente, implorando para ser descoberta e libertada.

O seu essencial estava escondido. Alturas de quatro metros ofuscadas por tetos falsos absurdos, grandes salas divididas em salas escuras, e portas de madeira maciça pulverizadas em sucessivas camadas de tinta barata. Estes foram alguns dos elementos descobertos.

Quando Virginia del Barco, arquiteta e fundadora do escritório Ideo Arquitetura, visitou esta casa, viu imediatamente o seu potencial. Antes de sair, disse ao cliente que faria uma “casa branca”. Entendendo o branco, não como uma cor, mas como um material para trabalhar.

“Para começar a trabalhar, fizemos um cubo de gesso na oficina do ateliê e com um cinzel começamos a cavar. Retiramos material até o interior ficar vazio. Percebemos que, ao propor uma série de abóbadas nos tetos, eliminaríamos os cantos sombrios. Além disso, poderíamos aumentar a superfície total de luz e também dar a ilusão de tetos mais altos”, contam os arquitetos.

A distribuição espacial foi toda mudada. Para a entrada, propusemos uma parede divisória de betão branco feita no local, composta por várias ‘lâminas’ separadas umas das outras, permitindo que a luz flua do pátio, pela cozinha e pelo hall de entrada. A parede cresce, separa-se, torce-se… Esconde seis sapateiras, um armário de casacos e uma sala para instalações técnicas. 

A cozinha foi uma colaboração com a Amarillocromo.com. O mobiliário proposto é em verniz branco, e as bancadas em pedra de granito verde marinho.


A escolha do pavimento foi uma decisão difícil. “Na ideo evitamos o uso de materiais artificiais. Desde o início, sabíamos que tinha que ser branco, mas o branco é uma escolha arriscada nas casas. Deve também proporcionar luminosidade e vitalidade. Depois de receber inúmeras amostras de diferentes fabricantes, encontramos um ladrilho com peças de mármore verde. Era um verde muito vivo. Soubemos imediatamente que atenderia a todos os nossos requisitos”. 

Quanto às portas interiores da casa, apesar da mudança completa na distribuição, foram todas reaproveitadas por estarem em perfeitas condições. Algumas mudaram de uso e serviram como portas de armários.

As fotografias fazem parecer que a iluminação é inexistente. Um conceito que foi trabalhado e materializado, colocando a iluminação embutida nas abóbadas, escondida da vista de todos.


Numa das casas de banho, a Ideo Arquitetura arriscou brincar, colocando duas peças em forma de cão (modelo Amsterdam) da empresa italiana Karman.com.  Para além disso, foi feita uma referência às antigas casas de banho árabes, onde a luz natural é filtrada através de pequenos orifícios nas abóbadas, numa alusão à constelação Corona Boreal.

“É uma metáfora íntima, luz como o nascimento da vida, a vida como um novo começo”, concluem.

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