Por a 20 Setembro 2022

Na região de Aix-en-Provence, em França, uma família decidiu ampliar uma villa contemporânea de estilo local, para com isso ganhar mais espaço de vida e vistas panorâmicas para o pôr do sol sobre as vinhas da propriedade.

Projeto: Mahos architectes / Fotografias: Studio Module

Estamos em Aix-em-Provence, em França, numa casa de família que se viu ampliada para dar resposta às recentes necessidades dos seus proprietários: mais espaço de vida e vistas panorâmicas do pôr do sol sobre as vinhas. O escritório Mahos architectes assina o projeto desta casa em forma de “H”, que de uma forma sucinta acabou por ganhar mais quartos e a capacidade de usufruir melhor da paisagem envolvente.

A casa original data de 1998, e é uma villa contemporânea de estilo local, com vista para vinhedos pontilhados, amarrados em estacas de aço com uma pátina enferrujada. A ampliação – uma estrutura também contemporânea – foi fortemente inspirada nesta paisagem.

A geometria desta nova estrutura está alicerçada nas proporções da casa e no prolongamento das suas fachadas existentes. O telhado plano é uma linha de força na paisagem.

A estrutura metálica que contém os novos quartos, é enquadrada pela casa existente e pela parede de suporte que a sustenta.

O uso do metal e do vidro, pretendem fazer com que o projeto desapareça na paisagem envolvente.  Para além disso, a cor vermelho-acastanhada combina com a cornija e as persianas vermelhas da casa.

A relação entre o interior e o exterior  – na oferta de vistas panorâmicas mas não só -, foi um dos pontos focais do projeto. “Quando as janelas estão bem abertas, a brisa sopra, como numa cabana no topo de uma colina. E um deck em balanço estende ainda mais o espaço interior. A fronteira entre o interior e o exterior é assim esbatida”, explicam os arquitetos.

A sala principal é um espaço muito bem iluminado, graças às janelas panorâmicas que recebem luz natural abundante e criam uma poderosa ligação com o exterior.

Uma curiosidade desta casa, é a sala de música existente na cave. Com 30 m2, foi projetada de acordo com um estudo acústico. Uma parede de armários dá à sala uma geometria variável que absorve o som, ao mesmo tempo que oferece espaço de arrumação. Tapetes e tecidos também são usados ​​para melhorar a acústica da sala. Esta sala versátil pode ser transformada em home theater, quarto, espaço de ensaio, estúdio de gravação ou sala de concertos íntima.

0
Would love your thoughts, please comment.x