Por a 20 Setembro 2022

Cinco casas independentes, com 200m2 e espaço exterior, nascem da reabilitação de um antigo armazém de materiais de construção civil. Nesta requalificação, foram mantidas e respeitadas as características arquitetónicas do armazém, resultando o projeto residencial num encontro entre história e modernidade.

Lisboa é uma cidade única nas suas dicotomias. A sua luz, o sol que ilumina o seu casario, ruas e monumentos ao longo da maior parte do ano, as suas curvas sinuosas e misteriosas… Lisboa é elegante, é genuína, acolhedora e tradicional, porém cosmopolita, moderna e irreverente. E Marvila é o bairro que melhor espelha esta magia de Lisboa, com a sua autenticidade e alma.

O bairro historicamente ligado às indústrias, tem assistido, nos últimos anos, a um desenvolvimento exponencial. Entre o azul do Tejo, a luz de Lisboa e as antigas chaminés das fábricas, Marvila ganha uma nova vida com a reinvenção dos armazéns onde sempre se escreveu a sua história. À semelhança de Meatpacking District ou Shoreditch, em Marvila encontramos galerias de arte, restaurantes e numerosos espaços culturais onde há poucos anos floresciam diversas industrias, do vinho, açúcar, fósforos ou sabão.

É neste futuro, na frente ribeirinha de Lisboa, espelhado no que irá ser o maior centro de ‘start-ups’ do mundo – Hub Creativo Beato – que une arte, tecnologia, inovação, empreendedorismo e criatividade que surge Alba.

Esta requalificação emergente eleva Marvila a um nível na cidade como poucos, assumindo-se como o centro vibrante da nova geografia cultural de Lisboa. Paralelamente, Marvila está rodeada de excelentes acessibilidades e inserida no principal eixo de expansão urbana de Lisboa. Com a sua localização privilegiada é, por excelência, um ponto nevrálgico de Lisboa, entre o centro da cidade e o Parque das Nações e usufrui de modernos e ótimos acessos rodoviários, o que a torna num local privilegiado para viver, com tranquilidade, facilidade e qualidade, a dois passos do centro da cidade (que se situa a menos de 8 minutos) e do aeroporto (a 5 minutos).

Alba

Das icónicas janelas que rasgam a Rua do Açúcar, surge o Alba.

Banhadas pela luz de Lisboa, as cinco casas independentes somam um total de 200m2 e incluem espaço exterior. Fruto de um projeto arrojado de reabilitação – as cinco casas nascem a partir de um antigo armazém de materiais de construção civil -, o novo complexo residencial de luxo une duas valências hoje em dia inestimáveis: a história, o passado, ao manter e valorizar as características arquitetónicas do antigo armazém, e a modernidade e o conforto que a mesma implica.

O ambiente de simplicidade e limpidez é transmitido pela fachada, que se preservou pela linguagem e pela história, e pelos interiores, por via dos materiais e da palete cromática simples que deixa espaço para a casa ser vivida com a alma de quem nela habita, sem nunca sobrecarregar o espaço.

Para o arquiteto, Miguel Abecasis, a força motora do projeto sempre se prendeu com aproveitar o potencial extraordinário do edifício, tanto a sua icónica fachada, virada a nascente, como o interior altamente versátil (que permitiu juntar casas). Com o seu impressionante pé direito e o espaço exterior, com um jardim vertical que nos remete para uma atmosfera bucólica, Alba é um contraste eclético que nos transmite alma, serenidade, conforto e sofisticação.

Seguindo a linha do arquiteto, Daniela Franceschini do Quiet Studios imaginou o interior das casas como um cruzamento perfeito entre o industrial e a pureza de espaço. O espaço amplo do loft, a caixilharia em ferro, o chão, a inspiração de texturas e acabamentos industriais dialogam com a madeira quente e os acabamentos interiores de formas orgânicas.

Tendo em conta o mundo atual e as diferentes dinâmicas sociais, o projeto Alba dispõe de uma total flexibilidade de ocupação e layout interior, que advém de um trabalho sensível e apurado no que toca ao novo conceito de habitar: todas as casas são facilmente adaptáveis aos seus habitantes.

É fácil imaginar Alba como o espaço de escolha privilegiado para diferentes vivências: é a casa de alguém que vive sozinho, mas que gosta de ter espaço para receber os amigos. É o casal que utiliza o segundo andar como escritório, o casal que vê no segundo andar a localização perfeita para o quarto dos filhos, ou ainda o dono da casa que prefere ter uma sala de jantar no piso térreo e uma sala de estar no piso de cima. É esta adaptação ao modelo de vida de cada, privilegiando a diversidade e a qualidade, que simbolizam o caracter único e exclusivo da Alba.

Sobre as casas

Em todas as casas, encontramos no piso térreo a área social que se prolonga no espaço exterior privado. Para o primeiro andar foi destinada uma suíte com escritório e para o segundo andar foram destinados espaços adaptados a várias funções, além do terraço.

Alba, viver com alma

Numa cidade que fervilha com novos empreendimentos, que pulsa com as suas ruas cheias de gente, de várias origens, onde as propostas culturais, desportivas, de lazer são cada vez em maior número e qualidade, morar deve acompanhar o passo. E se tal significa estar na cidade, sem estar dentro dela; olhar o rio a cada manhã; poder ficar em casa a trabalhar e abrir as portas do terraço e sentir-se de férias… então o destino encaminha-o para Alba, para um lado desta cidade que abraça o progresso sem prejuizo da sua identidade.

Delivered by LFV des Vosges Investments / Ribemon Partners – Mais informação aqui

0
Would love your thoughts, please comment.x