Pese embora os dias ainda estejam quentes, os radares das tendências já andam no ar para conseguir prever o que se vai passar nas estações que se seguem. No campo das cores fazem-se as suas apostas e as 5 que mostramos prometem encher de alegria os dias mais cinzentos.
Fotografia de entrada: CIN
Do design de moda ao de interiores, já se começa a “ouvir” um burburinho sobre as cores que vão marcar as próximas estações. Na Urbana, fizemos algumas pesquisas para perceber a que cores devemos estar atentos nos próximos meses e que elementos podemos colocar em destaque em nossa casa.
Não se esqueça que as tendências são apenas indicativas e que não precisa de mudar a casa toda. Aposte na reciclagem, em pequenos projetos de DIY ou adquira conscientemente aquela peça que gosta tanto e que nesta estação, encaixa na perfeição. Agora vamos a cores.
Violeta
Não será a mais fácil das cores nem tão pouco a mais consensual. Mas a verdade é que o violeta, nos seus mais diversos tons, tem vindo a fazer parte das cores eleitas no design nos últimos anos. Deixamos a ideia deste apartamento desenhado por Dana Shaked, que optou por pintar a parede da zona de jantar de violeta, criando assim, juntamente com a mesa em carvalho, uma atmosfera acolhedora e convidativa.
Azul Klein
IKB, recentemente conhecida como Azul Klein é a designação da tonalidade de azul que Yves Klein obtinha com a mistura de uma determinada quantidade de pigmentos. A cor tem vindo a marcar presença de uma forma transversal no mundo e no design em particular e este ano volta a ser tendência. Neste apartamento, o WIDAWSCY STUDIO ARCHITEKTURY, da Polónia, transformou um módulo em azul na peça central. Esta peça que atravessa três níveis, cumpre em cada piso uma função diferente. No piso térreo, o módulo é parte integrante da cozinha, prateleira da sala de jantar e cabides no hall de entrada.
Vermelho profundo
Usar vermelho implica ser ousado. Contudo, a cor também pode servir pequenos apontamentos. Se não tem coragem para apostar em grandes superfícies, fique-se pelos detalhes. Foi o que vez Andrea Castrignano nesta sala de estar em Milão.
Branco
É talvez a cor que nunca sai de moda. Seja verão ou inverno, o branco é o tom que nunca fica mal. É fácil de combinar, conseguimos usá-lo em ambientes totais ou apontamentos, por isso será também uma das mais consensuais. Deixamos como inspiração uma reabilitação em Londres do estúdio Stiff + Trevillion que utilizou uma prateleira cheia de livros para dar cor a um ambiente maioritariamente branco.
Amarelo
À primeira vista, parece-nos mais uma cor para a lista das improváveis, mas o Atelier Ligia Casanova mostra-nos neste apartamento a que deu o nome de “Living in Yellow” e que está instalado num edifício histórico, que é bastante transversal.