Projeto: elii / Área: 33 m2 / Fotografias: Miguel de Guzmán + Rocío Romero / via archdaily
Esta é mais uma daquelas histórias incríveis onde a arquitetura parece fazer magia. Trata-se de uma remodelação de um apartamento em Madrid, com apenas 33 m2. Conheça as soluções e tire as suas conclusões.
O projeto deste apartamento partiu de dois pontos fundamentais: Num primeiro momento, a planta foi organizada com uma faixa de serviços em forma de “L “ que integra acesso, cozinha e casa de banho, e espaços de lazer. Esta formatação acabou por libertar a zona central que se relaciona com as janelas e varandas, criando um ambiente leve e iluminado, enquanto as divisões mais íntimas são resguardadas.
Por outro lado, o apartamento foi organizado em dois níveis: o nível de acesso e sala principal, e um segundo nível, 90 cm mais alto que se estende pela superfície da cozinha, onde estão localizados a área de lazer e o espaço de banho. Esta organização permite diferentes ambientes e otimiza o espaço disponível.
Aliado à disposição espacial estão opções de projeto que fazem a diferença, como portas discretas e uma pequena escada que resolve a diferença de níveis, ao mesmo tempo que adiciona espaços de arrumação.