Por a 14 Julho 2022

Na cidade de Sencelles, na ilha de Maiorca, o antigo teatro, que fora abandonado, foi convertido numa casa unifamiliar. O palco que outrora recebeu atores e recitais, é hoje cenário do quotidiano e da vida de uma família.

Projeto: Estúdio BONBA / Fotografias: DR

“Quando entrámos pela primeira vez em Can Garrover, um edifício centenário, um antigo teatro da cidade, ficámos fascinados pelo magnífico espaço, que ao longo dos anos se deteriorou por ter sido abandonado”, começam por contar os autores do projeto.

Estamos em Sencelles, na ilha de Maiorca, e a residência unifamiliar que se segue, era antes o tal teatro abandonado à sua sorte. A intenção foi a de não perder essa essência.

O teatro funcionava naquele que hoje é o primeiro piso da residência e que na reconversão e remodelação se tornou a alma do projeto, tratando-o como um pátio de luz de modo a preservar a sua memória.

O conjunto tem duas fachadas: a principal voltada para a cidade, por onde se entra em casa; a segunda restaurada mas expondo os lintéis das janelas em pedra do mar. Esta abre-se para o pátio e para o jardim, permitindo que todas as divisões tenham acesso direto aos mesmos.


Entramos em casa por um grande portal de madeira maciça, um pequeno hall que nos faz esperar enquanto observamos o interior. Abre-se um caminho de calçada de pedra calcária sobre o pavimento de microcimento branco que nos guia, e uma vez no interior, o grande arco de pedra do mar, que foi reabilitado e reconstruído porque não estava em boas condições, dá-nos as boas-vindas e distribui, porque nos encaminha para uma série de quartos, todos com acesso ao exterior.


Existe uma grande escadaria que nos conduz ao primeiro piso, onde se situa a sala principal, que oferece um magnífico espaço amplo de pé-direito duplo, ampla sala de estar com cozinha aberta e zona de refeições, criando um ambiente tipo loft, com uma grande entrada de luz pelo pátio, onde antes estava o palco do teatro.

A decoração neutra, subtil e descontraída, foi realizada pela designer de interiores Maria Rosello (R2 ineriorismo), e faz com que o espaço mantenha o seu grande caráter. Neste piso encontra-se também o quarto principal, com casa de banho privativa e um quarto de vestir.


A partir deste primeiro piso, uma pequena porta conduz-nos para o exterior e depois a uma grande escadaria de pedra existente, à qual foi incorporado um corrimão de ferro preto. A escada leva-nos ao pátio de paralelepípedos, onde está localizada a oliveira, que é e será a principal protagonista. Do lado direito encontra-se uma casa de pedra independente que se destina a ser uma casa de hóspedes, localizada em frente ao jardim e à grande piscina.

0
Would love your thoughts, please comment.x