Por a 15 Julho 2022

“A arquitetura só cumpre os seus objetivos quando se constitui como um contributo para o bem-estar e felicidade dos seus utilizadores”. A frase é um dos pilares da abordagem arquitectónica do gabinete liderado por Rui Gonçalves, autor da Villa Silvana.

Este foi mais um projeto – como todos aqueles em que intervimos -, que foi antecedido de várias conversas com os proprietários, no sentido de percebermos quais as suas expectativas relativamente à sua futura moradia, e assim, irmos ao encontro das características e necessidades pretendidas.

A arquitetura só cumpre os seus objetivos quando se constitui como um contributo para o bem-estar e felicidade dos seus utilizadores, e essa intenção está sempre presente no nosso trabalho.

Neste projeto, na fase da elaboração do programa, tivemos uma vez mais a preocupação de cumprir o justo equilíbrio entre essas duas vertentes fundamentais na arquitetura: a funcionalidade e a estética.

Tendo como base a localização – que apesar de dentro de uma cidade tem uma envolvente próxima com características rurais, com uma horta, árvores de frutos e um pequeno olival, conferindo-lhe total privacidade -, foi possível a abertura de vãos generosos, com transversalidades diversas e com entrada de muita luz, nomeadamente através da sala com duplo pé direito.

Em termos de cuidados ambientais, usámos materiais que garantem o melhor isolamento térmico e acústico para menor consumo de energia, optámos por iluminação “inteligente”, pelo armazenamento das águas pluviais e pela produção de mais energia do que a prevista pela legislação, através de painéis solares.

Ficha Técnica:

Arquitetura – RGA, Rui Gonçalves, arquitetura

+351 969 020 925 | [email protected]

Empreiteiro geral – Detalhes Cautelosos – Rio Maior | Carpintaria – Belcozi – Benedita | Iluminação – A.F.Neves – Rio Maior | Caixilharia e vidros – Lino Lopes – Benedita | AVAC – Arcofrigo – Rio Maior

0
Would love your thoughts, please comment.x