Por a 22 Junho 2022

Os materiais refletem o caráter rural da casa, com telhados de telha, fachadas caiadas de branco e blocos de cimento, permitindo a dualidade entre a arquitetura tradicional e a contemporânea.

Projeto: Cyril Chênebeau Architecte; Fotografia: Aldo Moretti

O projeto está localizado na região de Le Rouret, nos Alpes Marítimos, numa área de paisagem protegida. A casa é acessível através de uma antiga estrada florestal que se estende por um trilho que conduz ao norte, até o Gorges du Loup.

Localizado no ponto de equilíbrio do terreno, numa topografia relativamente suave, o edifício articula-se na geometria do avistado, entre eles um antigo abrigo rural, a sul do terreno, poisado à beira de um carvalho centenário que foi desejado preservar.

O projeto adota uma volumetria simples e uma organização dos espaços em forma de U formando um pequeno pátio interno seguindo a tipologia de uma casa de campo vernacular. O pátio virado a norte oferece sombra, privacidade e calma, e proporciona, ao mesmo tempo, um belo panorama; em primeiro plano, o olival e a piscina, ao fundo, o Gorges du Loup e a paisagem mais ampla.

A casa e a sua piscina regulam e revelam a topografia do terreno de forma flexível sem gerar qualquer remodelação do terreno, integrando-se sem problemas no lugar.

As fachadas leste e oeste estão recuadas 70 cm do solo natural. A piscina foi projetada para ficar um pouco acima do solo e parece simular um grande bebedouro para o gado.

A casa térrea é composta por dois volumes principais: o primeiro volume, com um único telhado inclinado, acolhe as funções de estar com os quartos e um banho japonês com vista para o olival na ala noroeste.

A sul, dois espaços de serviço enquadram um confortável “espaço de estar” que recebe a luz do sul através de um grande pórtico com mais de 9 m de vão.

Um segundo volume, de forma simples, com telhado de duas águas, ligeiramente destacado do primeiro, abriga um belo espaço expositivo para o acervo do proprietário.

Os materiais refletem o caráter rural da casa, com telhados de telha de canal, fachadas caiadas de branco e blocos de cimento, permitindo que a dualidade entre a arquitetura tradicional e contemporânea seja aqui interpretada.

0
Would love your thoughts, please comment.x