Associates Architecture + Ohla Studio juntam-se para projetar o espaço de vida, trabalho e galeria de um estúdio criativo, em San Miguel de Allende, no México.
Fotografias: Maria Pacheco, segundo a memória descritiva, via Archdaily
A casa é uma residência, galeria e plataforma colaborativa que aloja móveis e produtos colecionáveis desenhados pelo Ohla Studio, segundo um projeto do gabinete Associates Architecture.
O Ohla Studio convida os colecionadores e criativos a conhecer a casa e a coleção inaugural de móveis nesta casa, Unnamed, que a todos envolve com as inspirações das culturas, comunidades e tradições em que vivemos.
Pergunta que norteia o projeto: como servimos as nossas comunidades locais à medida que elas evoluem? Como construímos dentro das tradições do passado à medida que novos desafios se aproximam?
Para responder a essas perguntas, o espaço trabalha com comunidades locais e abraça artistas que envolvem arte, design e arquitetura de maneira sensível às ecologias históricas e estéticas.
Uma base de pedra monolítica original conduz até à porta, um portal que desnuda a densidade do bairro e nos leva do estreito ‘callejón’ até ao interior da casa. A continuidade dos materiais cria um fluxo contínuo entre os espaços interior e exterior.
As paredes, pisos, luminárias, rebocos, acabamentos e ambientes ao ar livre fazem parte dessa relação interno-externo. Subir a escada em espiral com luz natural continua prossegue esse diálogo. Os corredores e caminhos da casa são um fluxo de dilatações e compressões que levam de uma divisão à outra.
De frente para o norte, toda a luz que entra na casa é indireta, suave e calmante. Não há janelas voltadas para fora da casa, como tal cada espaço é iluminado pelo sol do seu próprio pátio. A única abertura é pequena e quadrada, no quarto, que emoldura as distantes catedrais de San Miguel.