Se gosta de livros, este apartamento é para si. Eles são o grande destaque dos 60m2 que compõem a habitação e foi a falta de espaço para mais que motivou o projeto de remodelação.
Projeto: Adriana Esteves / Fotografias: Denilson Machado
Uma estante com mais de 1500 livros dispostos em 48 nichos de um armário na sala, são o destaque deste apartamento de 60 m2. Assinado por Adriana Esteves, o projeto contemplou a remodelação e a decoração do apartamento que data de 1995.
O proprietário, naturalmente amante de livros, só sentiu a necessidade de um novo projeto quando deixou de ter espaço para guardar mais. Na altura, os livros já tinham assaltado outras divisões da casa, conta a arquiteta que é também amiga do cliente.
“Quando o conheci, em 2013, neste apartamento só existia uma cama, uma escrivaninha e uma mesa na cozinha, para além de muitos livros. Tentei convencê-lo de uma mudança, mas ela só aconteceu quando ele percebeu que já não tinha espaço para os novos livros que chegavam”.
Convencido, o proprietário pediu ainda à arquiteta um pavimento frio, que o branco predominasse e que o apartamento tivesse poucos móveis, porque queria ter espaço livre para praticar karaté em casa.
Segundo Adriana Esteves, o apartamento era originalmente muito compartimentado: nos seus 60m2 existia uma sala, dois quartos, uma casa-de-banho social, cozinha, e uma área de serviço. O projeto reorganizou todo o layout e para isso contemplou demolições. O resultado foi o de que o apartamento passou a ter apenas um quarto, uma sala ampla, cozinha com área de serviço integrada e uma casa-de-banho.