São cada vez mais imprescindíveis os espaços temáticos em casa, que nos permitem desconectar ou entregarmo-nos a um qualquer passatempo que nos ajude a carregar baterias. Há quem tenha pequenos ateliers, quem crie salas de yoga e meditação e quem desenhe um santuário para desfrutar de um bom vinho.
Projeto: André Restelli / Fotografia: Cesar Belio / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily
Localizada nas florestas de Jalisco, no México, uma casa de campo foi alvo de uma intervenção no subsolo para a criação de uma sala de vinho.
Entre a riqueza mineral existente e materializada em grandes rochas, foram instalados e integrados diferentes móveis, para transformar esta “gruta” numa adega e parecer que estiveram sempre lá.
O resultado é uma atmosfera onde elementos naturais e projetados coexistem subtilmente, para que o protagonista principal seja o vinho.
Complementariamente, o projeto estende-se ao piso superior onde foram instalados quatro monólitos de pedra para dar vida aos móveis de frente para a lareira.
Entre os materiais escolhidos estão a pedra, o aço, o cobre, a madeira e a luz, todos elaborados artesanalmente em Jalisco, no México.