Por a 15 Março 2022

O estúdio de Oliver Leech Architects, especializado no desenho de casas sob medida, cujo foco é procurar as melhores soluções de design dentro das limitações de cada projeto, assina o projeto de remodelação radical desta casa, incluindo ainda uma extensão nas partes traseira e lateral do edifício. O projeto ganhou o prémio da competição Don’t move, Improve 2020 (veja o vídeo em baixo).

Projeto: Oliver Leech Architects / Segundo a memória descritiva

Concluído em 2019, o projeto consistiu na remodelação radical da casa geminada vitoriana em Camberwell, incluindo a extensão traseira e lateral. A casa, de dois andares, encontrava-se em condições precárias, tinha pouca luz natural e uma cozinha apertada, como tal o briefing partiu do desejo do cliente em ter novos espaços – cozinha e espaço de refeições – em plano aberto voltados para o jardim, com foco na luz natural e nos materiais de modo a criar um espaço mais útil e uma atmosfera calma.

A casa foi reduzida a uma casca, ampliada e reconstruída internamente, incluindo novos serviços e melhor isolamento. O projeto focou-se no uso e na expressão de materiais naturais que complementassem e respeitassem a casa original.

O uso de uma paleta limitada de materiais naturais contribui para uma linguagem consistente em toda a casa, criando uma relação coerente entre o antigo e o novo.

O abeto-de-Douglas oleado branco foi combinado com tijolos amarelos claros, visíveis tanto no exterior como no interior, num contraste subtil com os tijolos típicos da cidade de Londres.

Volumetricamente, as extensões são articuladas em dois volumes distintos. Uma extensão lateral fornece largura extra à cozinha anteriormente estreita, com claraboias suspensas para trazer muita luz do norte para o espaço de jantar ao longo do dia.

A extensão traseira projeta-se um pouco mais para o jardim, emoldurando um conjunto de portas dobráveis ​​de abeto-de-Douglas pintadas de branco num banco de janela de altura baixa. O banco oferece assentos flexíveis, bem como arrumação e pode ser usado interna e externamente. Tal partiu do desejo particular do cliente de ali poder sentar-se e ler um livro ao sol da tarde, seja com as portas abertas ou fechadas.

A altura da extensão foi maximizada para equilibrar os tetos baixos da cozinha existente e brindar com o máximo de luz natural possível o espaço. Uma grande claraboia sem moldura está posicionada na junção entre o antigo e o novo com curvas suaves do teto para criar uma transição suave de luz para a cozinha.

Veja o vídeo com a entrevista aos arquitetos

0
Would love your thoughts, please comment.x