Por a 11 Março 2022

Nos Brejos da Carregueira, na Comporta, esta casa de exterior geométrico esconde espaços luminosos e tradicionais. Quem está de fora, não consegue idealizar a riqueza do interior, nem quem está no interior entende como o exterior se configura tão minimalista. Uma ambivalência que se traduz numa casa moderna para uma vivência de campo.

Arquitetura: Estúdio AMATAM / Localização: Comporta / Ano: 2021 / Fotografias: Garcês / Descrição enviada pelos autores do projeto

Desenvolver um projeto para uma casa cujo fim é exclusivo para estadia em período de férias, desafiou-nos a procurar desenvolver um conceito espacial e programático que refletisse essa especificidade. Procurámos entender aquilo que poderiam ser as qualidades inerentes a uma casa de férias, com uma utilização temporária por diversas famílias… e focámo-nos em algumas características que nos pareceram essenciais – uma organização espacial interior que permitisse uma forte convivência entre os seus utilizadores, uma relação muito próxima com o exterior e uma atmosfera que revivesse a morfologia das casas de campo, tradicionais portuguesas. Assim, a nossa proposta resultou num diálogo inusitado entre o moderno e o tradicional.

No exterior, procurámos desenvolver uma linguagem que fosse marcadamente contemporânea, com formas puras e simples, explorando a relação entre dois volumes retangulares com volumetrias distintas. Esses volumes ocultam, contudo, um interior que explora uma espacialidade que tira proveito dos telhados de duas águas, tão característicos das casas de campo tradicionais.

Apesar da modernidade aparente da volumetria, dotámos o exterior de materialidades que também exploram características vernaculares, nomeadamente o uso de madeira nas portadas, assim como o uso de forra cerâmica na cor branca.

No interior, continuou-se a exploração do diálogo entre o vernacular e o contemporâneo. Através do repositório do nosso imaginário, exploraram-se características das casas rurais que nos acompanham, particularmente casas com pé direitos variáveis e com a presença das pendentes dos telhados no interior.

Assim, nas duas zonas sociais da casa – a sala e a cozinha – procurou-se explorar a plasticidade volumétrica do telhado de duas águas, com diferentes alturas, criando hierarquias espaciais e uma dinâmica estimulante para quem vivencia a casa.

Quem está de fora, não consegue idealizar a riqueza espacial do interior, nem quem está no interior entende como o exterior apresenta uma linguagem tão elegante e minimalista. Esta ambivalência traduz-se numa casa moderna para uma vivência de campo.

0
Would love your thoughts, please comment.x