Por a 18 Janeiro 2022

Uma renovação levada a cabo pelo 360 Concept Design Studio, de Atenas, com vistas privilegiadas para a montanha e o vale de Delphi. Materiais naturais e interiores despojados marcam o estilo deste chalé encantador. 

FOTOGRAFIAVANGELIS PATERAKIS/PHOTOFORPRESS.COM Texto: Isabel Figueiredo

Alexandros Tsikordanos, arquiteto de interiores e dono do estúdio 360 Concept Design, em Atenas, foi o responsável pela transformação desta residência, situada numa encosta do Monte Parnassus, com vista para a vila de Arachova e para o magnifico vale de Delphi. 

A paisagem que circunda o chalé foi a principal inspiração para a escolha dos materiais dos interiores, tais como a pedra e a madeira em tons e texturas naturais. Todo o processo de design de interiores foi feito de maneira a prolongar e reforçar a arquitetura típica deste tipo de edifícios numa paisagem rural.

A filosofia de design característica do estúdio esteve sempre presente durante o processo:
O minimalismo que realça as formas geométricas; a funcionalidade que vai ao encontro das necessidades do cliente; as intervenções decorativas muito subtis que correspondem à percepção e escala humana. 

A casa consiste em 3 níveis: é

O piso da entrada engloba a sala de jantar, cozinha e sala com lareira, onde o ambiente é descontraído. As janelas, muito grandes, da sala e da cozinha permitem a total entrada de luz natural e um contacto visual direto com a paisagem. A cozinha foi desenhada de maneira minimalista, de forma a permitir uma melhor funcionalidade e, mais uma vez, uma vista sem fronteiras para o exterior.

A lareira, um elemento-chave no Chalé, não só integra na sua estrutura um espaço de arrumação que aumenta o interesse visual, como, ao mesmo tempo, liberta um espaço funcional na sala. As tiras de LED aplicadas nas costas da estrutura da parede realçam a pedra e a proporção. 

O acabamento desta estrutura foi feito com o mesmo tipo de madeira que é usada em todo o espaço, quase como um “manto” que envolve o teto e o chão. 

Uma escada em metal preto e degraus em madeira conduz ao andar superior, onde se aloja o quarto principal e os quartos das crianças. Nos quartos, o objetivo principal foi criar ambientes aconchegantes, que asseguram privacidade e segurança. Aqui, mais uma vez, o principal material é a madeira tratada de forma minimalista. 

O andar mais baixo da casa é onde ficam os quartos de hóspedes, sauna e spa.
O ambiente visual desta casa foi criado, desde o início do projeto, pelo designer de iluminação Athanassios Danilo, em colaboração com o estúdio de interiores.  

0
Would love your thoughts, please comment.x