Por a 8 Dezembro 2021

Projeto de Salty Architects; fotografia de Dor Kedmi; segundo a memória descritiva dos arquitetos, via Archdaily

Localizado na Sderot Chen (Chen Boulevard), em Telavive, a casa tem uma área de 130 metros quadrados e está alojada num edifício de apartamentos que faz parte de um bloco urbano contínuo. O apartamento está localizado no quarto andar, alinhado com a copa das árvores da avenida e não era renovado desde 1950. Exibe uma forma quase quadrada e os seus lados leste e oeste têm várias aberturas, de grandes dimensões, que apontam tanto para a avenida como para o pátio interno do quarteirão.

A divisão principal separa os espaços privados do apartamento das áreas públicas. Os espaços sociais estão virados para oeste, observando as árvores da avenida, cujo verde entra através de várias janelas. Os quartos estão situados nas traseiras do apartamento e estão virados para o pátio interior, a este.

O apartamento foi originalmente projetado com duas varandas alongadas: uma paralela à avenida arborizada e a outra paralela ao pátio interno. Pretendia-se proteger o espaço interior do calor e do forte sol nascente, mas também impedir o acesso direto à parte da frente, permitindo apenas dois quartos.

Os arquitetos decidiram por isso alterar o tamanho e a forma da varanda, estendendo-a o mais possível às profundidades interiores do apartamento. Tal permitiu trazer a vegetação e uma sensação de exterior para o interior da casa. A varanda assumiu uma forma quadrada, como a de um pátio, e agora divide o espaço social em dois: a sala e a cozinha.

A cozinha, que antes era um quarto separado e fechado, nas traseiras, faz hoje parte da área pública do apartamento, localizado ao lado do boulevard.

A casa apresenta uma variedade de materiais: parte é revestida a madeira e outra parte utiliza materiais industriais. As extensas superfícies dos materiais foram tratadas para destacar o caráter do seu material específico. A parede mais significativa do apartamento, paralela à avenida verde, é construída em paletes de madeira, com delicadas pinceladas em vários tons de branco.

“Estávamos à procura de uma maneira de criar movimento na longa parede branca, uma sensação subtil, mas significativa de materialidade, que, de outra forma, teria servido apenas como pano de fundo. O sol baixo, a oeste, belisca a parede, enfatizando a sua textura e movimento”.

Esta longa parede inclui a biblioteca, feita de prateleiras de alumínio dobrado de nível industrial. O alumínio também foi usado como superfície do lavatório.

Todos os armários – tanto os dos quartos como os da cozinha – são folheados a madeira, em diferentes tons com detalhes mínimos. Desta forma, as grandes superfícies do material são exibidas com cores suaves.

0
Would love your thoughts, please comment.x