Por a 10 Dezembro 2021

Fotografia: Anne Catherine Scoffoni / segundo a memória descritiva, via Archdaily

Dentro de uma antiga fábrica, em Berlim, a arquiteta de interiores e artista Ewelina Makosa e o designer Jan Garncarek criaram um estúdio de arte repleto de luz. O seu estilo baseia-se na fórmula intemporal das casas do pré-guerra, alinhado com o caráter de interiores contemporâneos. Combinando casas senhoriais com conjuntos habitacionais da classe trabalhadora e locais industriais com parques idílicos e lagos naturais, o bairro de Reinickendorf, em Berlim, é tranquilo e inspirador.

“A vida aqui move-se a um ritmo muito mais lento, em comparação com o centro da cidade de Berlim”, explica Ewelina. “A falta de cafés e restaurantes da moda oferece as condições ideais para uma verdadeira contemplação e concentração. Além disso, o lago local é um ótimo destino de verão”. A este respeito, a designer de interiores e artista Ewelina Makosa e o designer de mobiliário e iluminação Jan Garncarek, ambos originários da Polónia, não poderiam ter escolhido um local melhor para desenvolver o seu trabalho.

Ewelina e Jan estabeleceram-se no seu estúdio de arte em 2017; um depósito de uma antiga fábrica – provavelmente um depósito de peças de aviões da Segunda Guerra Mundial. O edifício passou despercebido até que um carpinteiro irlandês alugou e renovou a propriedade, dividindo o espaço disponível em várias oficinas artísticas. Ewelina e Jan chegaram a tempo de interromper as obras de renovação completas. Conseguiram salvar as paredes e pisos originais: testemunhas da época em que as estações de trabalho e as máquinas eram desmontadas.

O interior, desenhado por Ewelina, não é uma obliteração de tais vestígios, muito pelo contrário – a artista permitiu que funcionassem por conta própria num espaço vertical, com mais de 5 metros de altura. Um espaço desimpedido e não perturbado por um excesso de volumes e elementos. Procurar vestígios e resquícios do passado, bem como estudar o problema amplamente compreendido da memória – são temas recorrentes desenvolvidos por Ewelina na sua arte.

O espaço do edifício esconde uma infinidade de vestígios e marcas do trabalho humano e da história, que o casal desejava preservar. Parcialmente pintadas de branco, as estruturas de cimento expostas da residência imbuem o estúdio com uma austeridade calmante, reforçada pelas grandes janelas do sótão que banham o espaço com um banho de luz natural em constante mudança. “Fizemos apenas algumas reformas básicas – e a sua maioria feitas por nós próprios. Adoramos as paredes rústicas e como tal queríamos mantê-las como estão, adicionando alguns móveis bonitos. De um modo geral, o nosso espaço está em constante mudança, depende em que projeto de arte estamos a trabalhar naquele momento. Também adoramos fazer experiências no espaço quando se trata de interiores, design ou arte. O próprio espaço é uma inspiração”, explica Ewelina.

Abençoada com ampla luz do dia, tetos altos e arredores tranquilos, sem mencionar um grupo escolhido a dedo de vizinhos criativos, a propriedade que o casal polaco assumiu não só serviu de estúdio inspirador, mas também se transformou num espaço a que chamam lar. “Tudo isto cria um ambiente estimulante, no qual diversos projetos podem ser discutidos e, eventualmente, desenvolvidos em várias direções”.

O espaço é escassamente mobilado com uma seleção de peças desenhadas por Jan, bem como outras vintage, caso do sofá ‘Tatra’ produzido em massa na Checoslováquia na década de 1950. Predominantemente feito de latão e símbolo do período pré-guerra, estética Art Déco, o pingente de Jan, a mesa e as luminárias de parede adicionam toques de opulência e refinamento à dureza industrial do estúdio, ao mesmo tempo que a sua qualidade artesanal ecoa o trabalho humano que um dia recheou aquelas instalações.

Alguns deles ainda são protótipos, como a escrivaninha de vidro do escritório e a mesinha de centro da sala, outros – caso da luminária “Hasta” ou das luminárias suspensas “U2” – já adquiriram o status de desejáveis ​​e aclamadas peças de design colecionáveis sob a marca de Jan Garncarek Design.

No piso do mezanino, chão de madeira e cortinas brancas suavizam a rigidez das superfícies de cimento aparente, ao mesmo tempo que uma banheira vitoriana, descaradamente suspensa em suportes de madeira, alimenta ainda mais o diálogo entre os elementos feitos à mão e produzidos em massa que percorrem o projeto – um discurso adequado para um estúdio que abriga as práticas de um artista e de um designer.

Descobertas por Ewelina, as janelas do loft são particularmente úteis quando ela faz pinturas de grande formato. A artista nunca deixa de ser sentir maravilhada com a luz quente que banha o interior da oficina, e que se reflete, e brinca, nas superfícies do armazém criando uma aura de lucidez ao amanhecer ou um crepúsculo nebuloso – dependendo da hora do dia e do ano. “Este espaço é como um paraíso para nós. Permite-nos aquietar e focar, fornecendo ao mesmo tempo uma fonte inesgotável de inspiração”, diz Ewelina.

0
Would love your thoughts, please comment.x