Por a 2 Novembro 2021

Not.O, a nova marca de design ‘made in Sicily’, nascida do encontro entre Ferruccio Laviani e Felice Rizzotti, faz a sua estreia na Catânia, apresentando a primeira coleção nas salas barrocas do Palazzo Biscari.

O projeto Not.O nasce do desejo de expressar uma criatividade baseada na capacidade produtiva siciliana e nas tradições intrínsecas da região. Alimentado ao longo de três anos antes de se ver a sua concretização – tudo começou em 2018 em Taormina, com um encontro casual entre Ferruccio Laviani e Felice Rizzotti -, o primeiro workshop da Not.O aconteceu durante um jantar, durante o qual ambos falaram sobre as suas ideias e projetos e descobriram desejos partilhados que consideraram que valia a pena explorar juntos.

A consequência natural foi a decisão de tentar canalizar a sua própria visão partilhada do design siciliano num único projeto. Além disso, Ferruccio Laviani e Felice Rizzotti também partilhavam a convicção de que o projeto deveria ser altamente distinto e imediatamente atribuível à Sicília, duas características personificadas por Noto, uma joia de cidade conhecida em todo o mundo, cujo nome poderia ter sido pensado por um redator inteligente: curto, imediato e fácil de pronunciar.

Também se revelou a escolha acertada pela possibilidade de transformar o nome Noto numa definição sintética do projeto, transfigurando o espectro semântico deste tradicional topónimo local num vulgar ‘Not’ internacional e visionário: Not.O.

Not.O baseia-se no know-how e na experiência artesanal combinada com a produção industrial. A ideia de produzir peças únicas está muito longe dos motivos que inspiraram uma marca identificada com a mistura inimitável de artesanato e indústria típica do design ‘Made in Italy’, reconhecido internacionalmente pela sua excelência.

Neste contexto, Not.O quer ser uma afirmação explícita do caráter nacional do design italiano, que não se limita a bairros historicamente consolidados porque há criatividade e procura por produção de alta qualidade em todos os lugares, e muitas vezes o que é mais necessário é uma determinação poderosa para ser um catalisador, organizando-os num negócio e criando algo novo.

Not.O assume o complexo desafio de lidar com um legado antigo e uma dimensão muito diferente daquele em que os designers costumam trabalhar, mas que talvez, por isso mesmo, esteja repleto de potencial de fabrico e comercial.

O projeto visa valorizar o artesanato local inscrevendo a sua contribuição numa cadeia de produtos industriais, o que requer inevitavelmente uma evolução para mostrar as suas características únicas e orientá-lo para as linguagens contemporâneas.

Aqui estão alguns exemplos: Not.O contatou decoradores que geralmente trabalham em carrinhos e lembranças tradicionais sicilianos para pintar o design do gabinete Ribera, e pediu aos ceramistas de Caltagirone que fazem a cabeça de mouro e vasos decorativos para expressar o seu virtuosismo criando os azulejos destacados no aparador com o mesmo nome. Portanto, Not.O pretende ser o ponto de partida para a pesquisa formal e estilística que se nutre diariamente pela dialética com a cultura e tradição local siciliana, e tornar-se o seu amplificador através da originalidade de novos resultados criativos interessantes alcançados juntos.

0
Would love your thoughts, please comment.x