Por a 9 Novembro 2021

Numa colina íngreme que contorna o mar, em Matanzas, no Chile, o coletivo de arquitetura Croxatto & Opazo Arquitectos, projetou duas casas de férias – “La Loica” e “La Tagua” -, duas cabines, com 20 e 25 metros quadrados respetivamente, para duas pessoas, situadas a 80 metros acima do nível do mar.

Assentes em pliares de madeira, cada casa tem dois níveis internos espacialmente ligados e que se assemelham a um loft. A sala de estar, de jantar, a cozinha e a casa-de-banho ficam no andar inferior e contam com uma grande janela que se abre para o horizonte, dando uma sensação de domínio sobre o mar.

No andar superior fica o quarto principal, e aqui as vistas são dirigidas, por um lado, para a grande colina que está a Sul, e do lado Norte para a grande escarpa – a Lobera.

Cada casa tem ainda um terraço, localizado estrategicamente a Norte, fazendo com que a construção de dois pisos funcione também como proteção e abrigo contra os ventos. Os dois níveis da habitação são unidos por uma escada aberta de madeira em forma de barco.

Todo o invólucro exterior é revestido com madeira reciclada, proporcionando uma imagem que se funde com a paisagem.

Fotografias: Croxatto & Opazo Arquitectos

0
Would love your thoughts, please comment.x