Por a 10 Novembro 2021

Os clientes contrataram o estúdio em 2016 com o objetivo de desenvolver um projeto de interiores de um apartamento adquirido ainda em planta. Alguns meses depois, a família aumentou e com o desenvolvimento do projeto a área revelou-se muito aquém das expectativas no que toca às necessidades de espaço, e a oportunidade de comprar uma casa surgiu.

Fotografia: MCA EstúdioDenilson Machado / Projeto Studio Guilherme Torres / Segundo a memória descritiva, via Archdaily

A construção, possivelmente do final dos anos 50, erguida num bairro arborizado, porém central, apresentava uma miscelânea de estilos, oriundas de sucessivas ampliações e reestruturações, mas era dotada com a área ideal. Deu-se então início a um ambicioso projeto de reforma, que reconfigurou todos os espaços e trouxe a construção para os nossos dias.

Alguns pontos de distribuição da casa foram mantidos como garagem e serviços, na parte da frente, assim como a posição de escada. Outros foram completamente reconfigurados, caso da área do living – que agora se desdobra completamente para as traseiras do terreno, onde foram reposicionados piscina e área de lazer.

Durante a fase inicial da demolição, constatou-se que muitas das estruturas estavam precárias, o que acabou por dar origem a um projeto estrutural completamente novo, assim como a todas as outras instalações, que foram refeitas do zero.

Um pedido da proprietária? Que a casa fosse extremamente luminosa, com o maior número de aberturas possíveis e com materiais que refletissem a luz natural. Como tal, explorou-se o uso de caixilhos de alumínio e vidro minimalistas, mármore branco do Paraná em todo o piso térreo, e algumas paredes em travertino bruto, material eleito para toda a área externa.

Portas pivotantes e paredes que ocultam aberturas e armários foram revestidos em Accoya, uma espécie de pinho escandinavo extremamente resistente e que possui uma tonalidade naturalmente acizentada.

Mais importante do que tudo, a casa acabou ganhando um rooftop que foi completamente destinado como um espaço para os três filhos. O mobiliário infantil que inclui além de armários, escorredor com piscina de bolinhas, palco, paredes de escalada, pista de corrida, “lojinha” e “cozinha” foi todo desenvolvido pelos arquitetos, em parceria com a cliente. O resultado? As brincadeiras nunca têm fim!

0
Would love your thoughts, please comment.x