Por a 22 Junho 2021

Projecto: Traço Alternativo – arquitectos associados. 

Casa na Rua Rocha Gonçalves em Esposende

O lote é plano e possui uma forma retangular, confrontando a Sul com a rua Rocha Gonçalves onde se localiza a entrada principal. 

A construção, em forma de “L”, procurou ocupar o limite Norte para assim libertar espaço a Sul, tentando maximizar a área exterior de jardim e permitir introduzir uma piscina, um dos requisitos iniciais do projeto.

Os principais espaços da habitação no rés-do-chão abrem-se para o espaço exterior – onde sobressai a piscina – através de portas deslizantes em vidro.

No piso superior localizam-se os três quartos, cujos envidraçados tentam tirar partido da paisagem natural da foz do Rio Cávado a Poente.

Cada quarto é um pequeno volume revestido a microcimento cinza a imitar o betão.  Os três volumes, construídos em LSF (light steel framing), pousam de forma delicada e irregular no lage de betão do piso inferior, funcionando esta como plataforma que recebe esses volumes, que criam fortes relações e tensões entre si e a restante volumetria.

O espaço da biblioteca, também no piso superior, projeta-se no ar para Sul, conformando um volume com quatro metros em consola, provocando alguma surpresa e um pouco de perplexidade pelo seu arrojo volumétrico e estrutural. Este volume possui no seu tecto sancas com iluminação LED que ajudam a criar um efeito cénico na zona da entrada principal, rematando a composição volumétrica a Sul.

Do lado oposto, em frente à cozinha, um elemento em forma triangular tenta criar um contraste de formas geométricas, quebrando a rigidez do ângulo recto, presente nos restantes volumes. 

Os grandes envidraçados permitem que a luz possa invadir todos os compartimentos, realçando assim as cores e as texturas dos materiais aplicados.

No interior predomina uma certa depuração e as linhas sóbrias, as paredes e os tetos são brancos contrastando com o microcimento cinza que está presente de forma continua em todos os pavimentos da casa. A escada em madeira é a exceção, teve um desenho cuidado e é o elemento que, pela sua localização, organiza e liga os diferentes espaços da casa.

O espaço é fluido, imperando a permeabilidade visual entre os diferentes espaços interiores e a área exterior. A forte relação interior/exterior transmite a sensação de estar dentro parecendo que se está fora, isso acontece durante o dia mas também à noite – a iluminação exterior da casa foi cuidadosamente pensada para reforçar esta ligação. 

A atenção dada ao detalhe e ao estudo rigoroso dos pormenores construtivos, permite transmitir uma sensação de harmonia e surpresa a quem visita esta habitação.

0
Would love your thoughts, please comment.x