Por a 9 Fevereiro 2021

Fotografia: Fernando Guerra

Recuperação e decoração de uma casa em plena baixa pombalina, pelas mãos da Hangar Design Store, projeto de decoração, e pelo atelier CASCA – projeto de arquitetura – em concreto pelos arquitetos João Queiroz e Lima e Helena Jerónimo

A Hangar Design Store, localizada no Centro Cultural de Belém, dispõe de um gabinete de projetos que intervém na organização, iluminação  e decoração de interiores, tanto em espaços domésticos como em hotelaria.

A propósito de uma edição da Lisboa Open House, o atelier de arquitetura CASCA convidou a equipa criativa da Hangar para decorar um apartamento em plena baixa pombalina.

Este último piso de um prédio do séc. XVIII, quase a chegar à Praça da Figueira, foi alvo de uma profunda recuperação, em que só uma parede foi demolida. A paixão pela arquitetura do lugar resultou num espaço visual amplo, com novas aberturas em paredes não estruturais e em todo o teto da casa, permitindo que a luz das claraboias e janelas se espalhe por todo o espaço.

Na sala, podemos ver o candeeiro biblioteca desenhado pela Hangar, o cadeirão Butterfly da Cuero e o sofá Scaffold desenhado por André Teoman para a portuguesa Weewood, sendo todas as peças escolhidas pela Hangar Design Store. O tapete é das Tapeçarias Ferreira de Sá.

No escritório, o cadeirão de orelhas também desenhado pela equipa da Hangar, os candeeiros Tolomeo, da Artemide, que dão a luz necessária ao espaço, são peças que estão alinhadas à estética da arquitetura. 

Todas as peças foram cuidadosamente selecionadas para finalizar o aspeto invulgar e confortável do imóvel, como a secretária Metis, desenhada por Gonçalo Campos, a mesa de apoio Hexa, de Daniel Vieira, são da Weewood, e o tapete Trikot da KP foi feito por medida. Sobre a secretária está um Corvo Malandro do Laboratório d’Estórias. A cadeira, o modelo Comback da Kartell, foi desenhada por Patricia Urquiola.

Na casa de jantar, a mesa Bizotto e um tapete Old da Golra, as cadeiras são Masters de Philippe Starck e o candeeiro Tolomeo Mega Terra da Artemide.

Já na cozinha, os azulejos da janela, com vista para a colina do Jardim de Sta. Catarina e a Praça da Figueira, foram recuperados dos rodapés da casa.

Para lhe dar seguimento, as cerâmicas Lisboa da Costa Nova são as escolhidas para o dia-a-dia da casa. Um carrinho Gastone da Kartell, desenhado por Antonio Citterio, leva jarros e copos da MENU. O banco é da Werkhaus.

No quarto principal, a mesa-de-cabeceira e candeeiros são da MENU, o tapete Traingles é da Golran, e todos os tecidos são de Barbara Osório Fabrics. Da janela a vista alcança o Castelo de São Jorge.

0
Would love your thoughts, please comment.x