O gabinete (ma!ca) architecture interveio numa residência privada, escura, mal dividida e com tetos baixos, transformando-a numa casa cheia de luz e onde a sensação de espaço é uma constante.
Fotografia: Ivan Mathie
A casa, voltada para um grande jardim, a norte, não usufrui da necessária luz natural para uma vivência mais plena; por seu turno, todos os espaços no piso térreo são muito seccionadas e o teto é baixo. Os arquitetos do coletivo (ma!ca) architecture decidiram, por isso, remover todas as paredes e divisórias de modo a criar um espaço homogéneo e fluido.
Agora, a entrada, a sala de jantar e a sala de estar formam um espaço único, ligado a uma grande cozinha aberta para o jardim. Esta cozinha, uma extensão criada na casa, é um grande paralelepípedo de tijolos que se estende em direção ao jardim. Beneficia de uma altura de teto generosa e ainda mais espetacular, graças à instalação de uma clarabóia. É precisamente aqui, sob essa luz difusa e superior, que a conexão com o jardim acontece realmente: os limites diluem-se em direção a uma perspectiva verde.
O enquadramento da cozinha para o jardim é feito através de uma sequência de aberturas abobadadas: o uso desta forma arredondada, macia, revive voluntariamente certos elementos da casa existente, voluntariamente persistentes no projeto.
A extensão está revestida com tijolos de terracota, vermelhos, num efeito muito gráfico, o que expressa ainda mais a sua condição subtil de implementação, pois os tijolos são mais ou menos salientes. Este layout cria nas fachadas um jogo de sombras ‘dançante’ e divertido.
O volume é mínimo, mas variável. Colorimetricamente, o vermelho da terracota mistura-se com os tons de verde do jardim e da piscina. É esse tom que se manifesta na cor escolhida para pele externa de alumínio: RAL 5021.
A cor forte contrasta com a leitura clínica dos volumes brutos e programados dos espaços. Voluntariamente branco, o interior é imaculado e agora toda a natural que ali se instala revela melhor os espaços.
Os móveis projetados sob medida atendem a todas as diferentes necessidades funcionais da família. A piscina, um elemento naturalmente incluído no projeto, estende o interior para o exterior. O chão é idêntico, não há transição na sequência de funções: é isso que promove a abstração do lugar.