A Raquel já é uma conhecida da casa, adoramos as suas ideias. Se ainda não a conhecia, eis uma amostra da sua capacidade criativa. Hoje o assunto é: marcadores para mesa de refeições.
RAQUEL “Sempre gostei de todas as cores e de todos os materiais! Cada um tem o seu potencial e podemos sempre criar um objeto giro e original para fazer parte da nossa vida quotidiana. Seja um acessório de moda para complementar a nossa toilette, seja um acessório de decoração que anime a nossa casa.
Desta vez, fica aqui uma ideia para decorar a mesa de refeição!
VAI PRECISAR DE
Fio de algodão reciclado, vulgarmente conhecido por trapilho, e qualquer outro material para complementar a decoração dos marcadores feitos em crochê. Pode fazer um par, ou não! Faça um mix de cores e padrões e divirta-se! A base dos marcadores é um círculo em crochê com 30cm de diâmetro.
MESA AZUL
Faça um círculo em crochê com trapilho azul claro. Remate a ponta e acrescente argolas de metal prateadas, presas nas extremidades do “círculo”, com intervalos de 2 malhas. Depois prenda nessas argolas “medalhas” prateadas e bolas de plástico com missangas enfiadas num arame. Done!
No marcador feito com algodão azul escuro, use franjas! Depois de fazer um círculo com 30 cm de diâmetro, corte vários fios com 12 cm de comprimento, prenda-os com um nó, numa malha da extremidade, com intervalos de 2 malhas.
GOSTAMOS DE ESTAMPADOS
Aqui o trapilho é estampado! Faça o círculo com 30 cm e, no fim, usando fio de algodão numa cor a condizer, acrescente um folho, também em crochê. Chama-se a este remate decorativo “biquinho de folhas”! Se não souber fazer, pode aprender no Youtube – foi o meu caso…
Para terminar, corte 2 tiras com 40 cm de comprimento e prenda uma de cada lado do marcador; nas pontas das tiras enfie uma bola de metal, cuja abertura permita a passagem do trapilho, rodeada de umas simples argolas do mesmo metal. Dê um um nó nas pontas das tiras e depois faça um laço. Está pronto!
LADO A LADO
Agora um par! Com um rolo de trapilho dos grandes faça 2 círculos de 30 cm cada um, depois, com fio de algodão da mesma cor, faça o remate também em crochê com o ponto “biquinhos em folhas”. Corte 4 tiras com 40 cm de comprimento, decore com simples bolas de madeira, dê um nó nas pontas para prender as bolas e depois faça o laço!
NOS TONS DA PRAIA
Nestes dias fechada em casa está num ambiente de praia e quer uma decoração mais elaborada? Use trapilho em tons de azul e branco: faça 2 círculos com 30 cm, no fim faça um folho também em crochê (ponto “biquinhos em folha”), usando fio de algodão matizado em tons de azul e branco. Tudo em mix! Depois, prenda de cada lado, com argolas de metal, umas conchas verdadeiras e uns búzios de metal e… está ready to use! Só falta colocar por baixo aqueles marcadores em palhinha, que já tinha em casa.
TERRACOTA
Gosta de terracota e animal prints? Use trapilho padrão pantera e faça em crochê o círculo de 30 cm. Corte várias tiras com 20 cm de comprimento, prenda-as ao marcador com um nó e decore com bambu, bolas de metal, bolas de cerâmica e até pode acrescentar uns crocodilos de metal!
AQUELES VELHINHOS JEANS
Fã de ganga? Este trapilho é ganga reciclada! Faça 2 círculos em crochê com 30 cm e, sem rematar, comece a fazer “ondas”. Faça 3 malhas “no ar” e prenda de 2 em 2 malhas. Este ponto chama-se “biquinho alto”.
A PALAVRA A
Raquel Paiva Couceiro, 53 anos, tem o Curso de Estilismo (Fit-Moda, Mário Matos Ribeiro) e uma página profissional no Facebook @rpcmix