Por a 10 Abril 2020

Fotografias: cortesia de Reuveni Real Estate + Inessa Binenbaum

Charlie West – o único novo empreendimento residencial construído em Manhattan, em Hell’s Kitchen – agora concluído. O impressionante prédio do condomínio privado de 16 andares, com design exterior da ODA Architects e interiores do renomado Lemay + Escobar Architecture DPC, é um oásis urbano no número 505 W da rua 43.

Com uma separação criteriosa em dois edifícios distintos, o que deu origem a um pátio elegante, o design baseia-se nas características do passado do bairro, combinadas com o luxo e o modernismo do atual Hell’s Kitchen. A fachada de tijolos harmoniza-se com os edifícios circundantes, enquanto a articulação da fachada introduz um elemento escultural distinto de profundidade e estilo.

Ao chegar a Charlie West, o dramático lobby estilo hotel, de altura dupla, atrai o olhar para o espaço industrial com design elegante, em jeito de biblioteca com curadoria e um salão privado, ancorado pela grande lareira. A área acolhedora é enquadrada pelas vigas diagonais distintas, uma necessidade estrutural que os autores do projeto maximizaram e transformaram num recurso definidor.

Escobar e a sua equipa de design infundiram o DNA do bairro em todas as amplas comodidades de Charlie West e selecionaram com sucesso um design de interiores industrial, porém moderno e convidativo para o lounge, piscina e ginásio, bem como para as 120 residências, através do uso de materiais naturais e texturas opulentas.


“Os interiores do Charlie West transportam para outro lugar e exalam uma vibração descontraída, com um paladar muito sofisticado. A partir do momento em que entramos no lobby, com os seus materiais naturais sumtuosos e tons urbanos escuros, até a piscina panorâmica, com uma sensação serena de spa, faz-nos sentir como se estivéssemos num hotel boutique em Miami, e não no condomínio de luxo em Hell’s Kitchen“, diz Escobar, sócio sénior e diretor de design da firma com o mesmo nome.

Embora os planos originais exigissem dois edifícios independentes, a equipa da ODA conseguiu abordar o design com uma perspectiva inovadora, criando uma experiência de vida holística através de uma sala de arrumação de bicicletas com design exclusivo.

Ao integrar um percurso de ligação entre os prédios via uma sala de bicicletas fechada, de vidro, de dupla altura, o ateliê conseguiu centralizar as comodidades e criar um ambiente mais espaçoso para os moradores, sem ter de duplicar as zonas de lobby, salas de correio e zonas de espera dos elevadores.

“A sala de bicicletas na área do pátio entre os dois edifícios funciona como um corredor de ligação, o que nos permitiu criar um empreendimento unificador, em vez de duas torres separadas”, disse Christian Bailey, diretor da ODA. “Conseguimos maximizar áreas comuns e espaços de lazer que uniram o edifício para permitir um estilo de vida mais comunitário e interligado.”

Refletir a vibração da Rua 43 proporciona aos residentes a possibilidade de desfrutarem de várias comodidades, incluindo uma piscina coberta com acesso ao ar livre, o pátio privativo, uma sala de jogos para crianças, o ginásio de última geração com luz solar direta, e uma “caixa de bicicletas” translúcida, fechada em vidro, que reimagina o armazenamento típico de bicicletas como uma peça central arquitetónica inovadora.




Sobre a Lemay + Escobar Architecture D.P.C.

A prática de design de interiores e arquitetura foi fundada em 2018 e a empresa combina a Escobar Design de Nova Iorque com a Lemay, com sede em Montreal. Juntos, somam prémios e a excelência em design, apoiados por décadas de experiência na criação de ambientes sustentáveis, com a oferta de sinergias sem paralelo na criação de experiências com grande impacto.