Por a 30 Abril 2020

O ateliê Avéus, de Morgane Roux-Lafargue criou vários cenários, em jeito de storyboard, com base nas atmosferas densas e de suspense do grande realizador.

Inspirada na atmosfera muito peculiar dos filmes de Hitchcock, Morgane Roux-Lafargue do ateliê Avéus, apresentou o seu mais recente projeto de design de interiores, exibindo três das suas novas peças de mobiliário.


Hitchcock representava frequentemente o mundo físico como uma projeção de uma pessoa perturbada, demonstrada através de impressionantes cenários e efeitos de iluminação. Trabalhar e adaptar esse tipo de “decoração expressiva” revelou-se particularmente interessante neste projeto.

Seguindo essa abordagem e cultivando o potencial dramático da esfera doméstica, organizamos as novas peças de mobiliário numa série de visuais, quase concebidos como um pequeno storyboard.


Do ambiente privado da sala ao espaço comum do lobby, cada ambiente foi projetado como uma cena narrativa, incluindo dicas visuais para alguns dos filmes mais famosos do diretor (Vertigem, Rebecca, Janela Indiscreta …).

Elementos arquitetónicos, como portas, janelas ou escadas, são muito centrais para cada composição, incentivando a própria arquitetura a desempenhar um importante papel em cada visual, reforçando um sentimento de ansiedade e suspense nas configurações interiores.

Através do conjunto de ambientes, ultrapassamos as fronteiras entre ficção e realidade, misturando arquitetura e móveis com acessórios característicos, cores ou até diálogos de filmes nos quais fomos inspirados.

FICHA TÉCNICA

Candeeiros suspensos: Vidro e Aço
Conjunto de consola e espelho: aço, espelho e pedra
Poltrona LL: Estofados

Fundada pela arquiteta e designer francesa Morgane Roux-Lafargue, com um mestrado em design industrial pela Domus Academy, em Milão, Morgane criou o Atelier Avéus, um coletivo multidisciplinar de design, com sede em Londres.

O QUE DIZEM DOBRE MORGANE

As criações do Atelier Avéus são baseadas em fortes ideias conceptuais e exploram o tema da memória universal, e recorrem a diversas referências culturais. O trabalho de Morgane é o resultado de uma pesquisa profunda de referências icónicas e simbólicas e combina as diferentes áreas do design e da arte. O resultado produz objetos verdadeiramente estéticos, cuja funcionalidade é totalmente perceptível à primeira vista.

0
Would love your thoughts, please comment.x