Quando a família é o mais importante, o espaço é feito a pensar no convívio!
Fotografia: José Manuel Ferrão
Quando esta família nos abriu a porta de casa, percebemos imediatamente a importância que a convivência e a partilha têm nas suas vidas diárias!
A casa é, sem dúvida, um reflexo das pessoas que lá vivem e, neste caso, a estrutura e disposição da casa foi feita para viver, para sonhar, para partilhar; sempre em família!
A integração dos espaços é visível em todas as áreas da casa. A sala que se estende até ao exterior, a cozinha e casa de jantar que estão no seguimento da sala, e também elas com acesso ao pátio.
O escritório e quarto dos miúdos, que está do outro lado da zona exterior, é banhado por uma luz natural que rasga o envidraçado que o envolve.
É uma casa vivida, sem dúvida, aproveitada e decorada com atenção e pormenor.
A paleta é muito natural, os tons terra, os cinzentos e os beges contrastam com peças de madeira mais antigas e com outras mais contemporâneas. A pintura é um ponto importante: vários quadros, de diferentes estilos, surgem em vários pontos da casa e dão um toque pessoal e cultural a todo o ambiente sentido. O chão de madeira num tom semi-escuro, dá fim às paredes brancas que se desencontram num jogo de limitação de espaços.
Por toda a casa, a combinação de alturas e formas, realça o ambiente eclético e descomplicado. Na sala, por exemplo, as mesas quadradas brancas de design clean e rígido quebram as linhas trabalhadas da cómoda antiga. Nas paredes a própria disposição dos quadros cria uma dinâmica muito própria. No chão, os dois tapetes definem diferentes espaços, mas por serem iguais, criam igualmente um sentido de conformidade.
Na zona exterior, a sala é prolongada de forma coesa. As mesmas cores, o mesmo ambiente, mas desta vez no pátio.
A casa de jantar, do outro lado de uma parede falsa, que não chega ao teto, encontramos um espaço clean e despojado. A estrutura da parede de fundo, que dá para a entrada da casa, é balançada por um quadro de cor forte, com um traço solto e abstrato, o mesmo que dá cor a toda esta zona. Também a casa de jantar se estende à zona exterior.
Na cozinha, uma grande ilha de madeira serve de apoio à zona de cozinhar, mas serve também para pequenas refeições rápidas, como o pequeno-almoço ou mesmo o lanche dos miúdos!
Na zona dos quartos, a decoração foi simples, pois o importante era preservar a identidade de cada um. A grande vantagem é que todos os quartos tem uma pequena varanda, que ilumina quase todo o dia os espaços com luz natural.
Apesar de toda a casa ser de integração perfeita e com um ambiente decorativo único, o ex-libris não deixa de ser o anexo no pátio. Com uma estrutura de ferro forjado e vidro, que faz quase lembrar uma boutique antiga, este espaço é dedicado ao trabalho e ao lazer.
De um lado, o escritório do pai, um escritório pouco formal mas muito confortável, do outro, uma zona de lazer para os miúdos brincarem e conviverem, porque afinal o mais importante é a família estar unida!
Veja aqui em detalhe toda a casa: