Malcolm Davis Architecture projeta uma casa sustentável numa quinta da solarenga Califórnia.
Fotografia: Bruce Damonte
Esta impressionante residência privada, no norte da Califórnia, incorpora a essência da vida sustentável – e tal estende-se das seleções de material ao estilo de vida dos proprietários.
A empresa Malcolm Davis Architecture (MDA) encontrou a inspiração desejada na paisagem ao redesenhar a casa de modo sustentável, alojada numa quinta no norte da Califórnia.
Com uma atmosfera descontraída, onde a vida no interior e no exterior se fundem, uma presença zen e um estilo arquitetónico moderno, a casa, rodeada por sequóias e carvalhos, é hoje como uma casa de quinta moderna.
Muitas foram as estratégias sustentáveis consideradas nas etapas iniciais da fase de planeamento.
Por exemplo, em vez de demolir o edifício existente, a equipa e os proprietários optaram por ‘desmontá-lo’, com todo o cuidado, de modo a recuperar a madeira e outros materiais, alguns dos quais redirecionados para o projeto final.
O coletivo MDA incorporou conceitos solares passivos comprovados pelo tempo para obter o máximo efeito, incluindo exposições do sul, massa térmica, ventilação cruzada para arrefecimento natural e sombreamento solar cuidadosamente calibrado ao longo das generosas saliências, a sul.
Outras características sustentáveis incluem a coleta de água, onde as águas dos banhos e da lavandaria são armazenadas e reaproveitadas para as descargas nas casas de banho e para irrigar a paisagem.
Além disso, foram incluidos painéis fotovoltaicos que produzem eletricidade e painéis térmicos solares que pré-aquecem a água doméstica e da piscina.
Outra decisão importante no projeto de renovação do preexistente foi a preservação de uma cisterna de betão, com cem anos de idade, um remanescente da história agrária do local.
Do ponto de vista do design, a casa, embora com um estilo distintamente moderno, colhe formas e materiais dos anos 80 da arquitetura contemporânea do norte da Califórnia.
Relembrando a história da propriedade, com o bosque de nogueiras, os arquitetos trabalharam com a Ground Studio Landscape Architecture para preservar as sequóias e os carvalhos existentes, além de cultivar um olival na metade inferior do terreno.
O olival e a ausência de uma cerca que delimite a área fazem com que a propriedade e as parcelas vizinhas sejam mais expansivas, pois “emprestam” uma sensação de espaço uma à outra.
Apesar do seu contexto suburbano, a propriedade, com um hectar, usufrui de uma localização cuidadosa e do caminho de entrada, que se estende através de um olival.
Esta quinta moderna, invisível da rua, oferece aos proprietários um refúgio protegido. A casa, cercada pela natureza, parece um mundo longe do vizinho Silicon Valley.
SOBRE OS ARQUITETOS
A filosofia de design do coletivo MDA está enraizada no contexto, nas formas clássicas específicas do local, imbuídas de fortes ligações internas e externas. A utilização da luz natural é de suma importância para a empresa, assim como os desafios únicos do loteamento urbano, edifícios históricos e estratégias sustentáveis de construção. O MDA celebra o caráter de cada projeto via uma cuidadosa interpretação e sensibilidade ao programa, orientação, contexto e clima, quer se trate de uma nova construção ou de uma renovação.