O Aria Hotel foi projetado contextualmente, respondendo aos contornos do lugar, às vistas, ao clima e aos materiais, criando uma rede de experiências nos seus diferentes volumes.
O local de implantação do Aria Hotel é suavemente inclinado, subindo em direção ao sul, com a entrada no nível mais baixo, do lado norte. Situado na região vinícola da Índia, o lado norte enfrenta um grande rio e uma barragem com as colinas ao fundo. Os requisitos do cliente incluíam um grande salão de banquetes, além de 60 quartos e demais instalações. Os autores do projeto, Sanjay Puri Architects, responderam às demandas.
Como a sala de banquetes deveria alojar reuniões, o seu acesso foi planeado no nível mais baixo do local. As instalações públicas do hotel, incluindo o lobby do hotel, restaurante, bar, spa e centro de negócios, ocupam um nível mais alto, seis metros acima do salão de banquetes, acedido diretamente a partir de uma estrada de acesso ascendente.
Os quartos no nível mais alto são orientados de modo a enfrentar o rio, a norte ou as colinas imediatas, a sul, com espaços abertos para circulação e pátios com ventilação natural e clarabóias. Cada nível do hotel é integrado nos contornos naturais do local, minimizando o corte e o aterro sanitário.
Nenhuma parte do solo foi retirada ou levada para o local durante a construção, o que faz dele uma construção económica e sustentável. Mais de 50% das paredes são construídas com pedra natural de basalto preto, disponível nas proximidades do local.
Todos os espaços de circulação são naturalmente iluminados e ventilados, tornando a energia do edifício eficiente. Os painéis solares no telhado, sobre a cozinha destinada aos banquetes e as áreas de estacionamento, geram cinquenta por cento da energia elétrica necessária para o hotel.
Os tanques de coleta de água pluvial, capacitados para reciclagem e reutilização, aumentam ainda mais os métodos sustentáveis adotados para o design deste hotel. Todos os quartos, restaurantes, spa e salas de banquetes abrem para varandas e deques protegidos que fornecem espaços utilizáveis ao ar livre, minimizando o ganho de calor nos volumes internos.
Em cada andar, os quartos têm formas geométricas, angulares, de forma diferente, criando varandas que emolduram o ambiente pitoresco com suítes de 2 andares nos níveis mais altos. O estuque de cor terracota é mais uma nota de destaque, como quadros justapostos às paredes de pedra de basalto preto dos andares inferiores.
Ficha Técnica
Localidade: Nashik, Índia
Nome do cliente: Aditya Parakh
Empresa de arquitetura: Sanjay Puri Architects
Ano de início: junho de 2016
Ano de conclusão do projeto: junho de 2019
Arquiteto principal: Sanjay Puri
Equipa de design: Toral Doshi, Manjeet Khatri, Sudhir Ambasana, Dipti Patil