Numa altura em que o restaurante de Mauro Colagreco, em Menton, França, conquistou a terceira estrela Michelin, e chegou ao primeiro lugar do ranking The World’s 50 Best Restaurants, o chef argentino consegue ainda reduzir a utilização de plástico no seu restaurante Mirazur.

Na procura por uma forma eficaz de reduzir e eliminar plástico na gestão diária, Colagreco alocou um recurso da sua equipa a esta busca exaustiva – junto de especialistas e ambientalistas -, por substitutos do plástico. Assim se deu o início da redução ou eliminação de plásticos, e da implementação de alternativas sustentáveis.
Para dar corpo a este projecto, foi criada uma startup, à qual a Chefs Agency se associa como empresa parceira de comunicação e representação para a certificação Plastic Free Certification em Portugal, Espanha e Brasil.
Estamos muito entusiasmadas em dar continuidade a este projeto iniciado pelo Mauro, e que efectivamente vem sistematizar os processos necessários para uma mudança nesta área. Acreditamos genuinamente que através da gastronomia é possível promover alternativas sustentáveis.” – afirma Patrícia Dias, diretora da Chefs Agency.

A partir do exemplo de Mauro Colagreco, é agora mais fácil mostrar ao mundo que esta criação de processos e implementação de alternativas são um caminho para tornar uma organização sustentável, ecologicamente responsável, uma organização plastic free.
É tempo de espalhar a mensagem! A certificação surge para que cada vez mais empresas dêem este passo e provoquem a mudança à sua volta, nos setores adjacentes à sua área de atuação, o que poderá fazer uma grande diferença na vida das organizações, na vida das pessoas, e na vida do planeta.
Em Portugal, Espanha e Brasil, a Chefs Agency está a desenvolver este projeto para angariar, informar e ajudar seguidores desta tendência mundial, a adoptarem novas medidas sustentáveis, e a impulsionarem esta mudança em cadeia.
Posteriormente, a curto/médio prazo, a organização pode, e deve, definir e pôr em prática um plano de redução de plásticos, para que anualmente possa renovar a sua certificação, e melhorar a sua classificação, repetindo o processo junto da Plastic Free Certification.
Para mais informações visite a plataforma oficial da iniciativa.