Uma tendência de cor que não é exclusiva das casas com grandes dimensões. O projeto assinado pelos ateliês RUA 141 + RAFAEL ZALC é a prova disso mesmo.
Fotografia Nathalie Artaxo
O preto transmite intensidade e elegância. Cor sóbria, que facilmente combina com as restantes, permite ambientes neutros com um resultado cheio de personalidade. A cor preta absorve a luz com facilidade, motivo pelo qual é regularmente recomendada para os espaços amplos. O que não significa, porém, que apenas estes possam recorrer a uma decoração com estas características. Determinados truques de iluminação, como leds embutidos nos armários, ou no piso, e objetos ou utensílios claros, permitem quebrar a monotonia, evitando, em simultâneo, o ambiente pesado característico dos tons escuros.
A habitação de 70m² que hoje lhe mostramos passou por uma remodelação que garantiu uma nova utilização dos espaços, com a inserção de móveis e objetos ‘coprotagonistas’ do projeto, valorizando os artigos de design, nomeadamente de artistas independentes brasileiros.
Ter a cozinha aberta, como uma área social, foi uma proposta ousada que se tornou no ponto de partida do projeto. Os arquitetos da RUA 141 + RAFAEL ZALC tiraram partido da iluminação e ventilação natural de todas as áreas.
A cozinha linear, voltada para a sala de estar, tem uma linguagem específica pensada para um espaço que comunica com o resto da habitação.
Na entrada do apartamento foram alocadas as áreas de serviço e lavandaria, que estão escondidas pelos grandes painéis de madeira. Na parede oposta, foi criado um “quebra-cabeça” de peças no painel coberto com tecido, que tem continuação na parede da televisão. Uma forma de alcançar um ambiente mais acolhedor contrastante com a frieza do piso de cimento.
Entre os materiais escolhidos, destaca-se a madeira de cabreúva, típica da Amazónia, e os detalhes em latão, no armário da sala. O protagonismo dos tons escuros da pedra entra em harmonia com a madeira, criando uma rica composição de cores e texturas.
Evidenciamos como boas ideias o aparador atrás do sofá projetado para apoiar a zona de refeição, a área de serviço perto da entrada, camuflada atrás das portas de correr, e ainda, a continuidade da sala na zona da varanda.