Por a 11 Março 2020

A vida na cidade é algo a que muitos tentam escapar. Está cheia de carros, barulhos e de demais ‘ruídos’ que assaltam os nossos sentidos. A maioria das pessoas nascidas na cidade, ou que ali moram há muito tempo, rapidamente se cansam da agitação. Ao sair da zona de conforto, adquirimos a capacidade de experimentar uma nova experiência. Afastando-se da cidade e abraçando o ambiente natural.


Fotógrafo: Moooten Studio / Qimin Wu

Este projeto, de Chain10 Architecture & Design, bem distante da cidade, é o que a maioria das pessoas em Taiwan chamaria de zona rural. A propriedade fica ao lado da área residencial de baixa densidade do reservatório Agongdian, nas montanhas de Kaohsiung. À primeira vista, parece um pomar com muitas colinas.

Em frente à propriedade, há uma estrada particular de 6 metros que serve, em privado, para a entrada e saída dos carros. O edifício fica a 6,5 ​​metros da estrada. Uma encosta verde foi criada sob a parede suspensa no segundo andar do edifício principal, de frente para a terra montanhosa, a sul. A ‘encosta’ relvada no pátio ecoa o verde da paisagem em redor.

Várias árvores de faia de Taiwan também foram plantadas para aumentar ainda mais o verde da propriedade. Tudo isto permite que os habitantes visualizem facilmente a mudança de estação, criando uma atmosfera rara que é impossível de alcançar num ambiente de cidade.

Com este projeto, o objetivo foi ir mais além na ligação com o meio ambiente. Devido à localização da residência, sabia-se que haveria numerosos animais selvagens locais e várias espécies de insetos. Um projeto típico como este causaria, certamente, muitas perturbações nos seus habitats. O tamanho do edifício também afeta a combinação de iluminação interna e externa. Mas, para isso, foi minimizado o efeito da iluminação física interna. Essa iluminação foi posicionada de forma a que não perturbe os habitats da área.

Muitas vezes, os projetos tentam controlar o meio ambiente; aqui, a direção típica do vento oriundo de sudoeste foi tido em grande consideração durante o verão. Este vento predominante, combinado com a fachada, é o motivo pelo qual o edifício é muito mais frio e requer menos uso de eletricidade para mantê-lo fresco. Durante o inverno, as colinas bloqueiam o vento frio. A direção combinada com a natureza suspensa do edifício significa que há maior circulação de ar, o que beneficia os moradores, considerando o clima quente de Taiwan.

Em 2020, a natureza já não está em segundo plano nos objetivos e programas estabelecidos por um arquiteto; deve estar sempre em primeiro lugar. A Terra não está a melhor e todos precisamos de fazer tudo o que podemos para reduzir as emissões, incuindo os arquitetos, com os seus projetos. Dito isto, um elevado número de árvores verdes foi posicionado em redor do edifício, numa tentativa de redução das emissões de carbono. Ao mesmo tempo, tal consegue criar sombra e filtrar a qualidade do ar ambiente. O exterior do edifício é revestido com uma tinta respirável e ecológica. O design de interiores não é extravagante e tenta permanecer ético e sustentável. Os materiais reciclados ecológicos têm sido amplamente utilizados para que a estrutura seja facilmente alterável.

A sala de estar sempre foi o foco da família. Ao reduzir significativamente o custo de construção, foram aplicados recursos críticos nos espaços internos. As verdes encostas montanhosas voltadas para o sul, situadas no pátio, ampliam o espaço público para a família. Conforme o tempo, o movimento das árvores cria luz e sombra no exterior, o que se resume a mais vivacidade para que ali habita. Toda a gente precisa de um santuário longe do stress da vida da cidade e este espaço foi criado com essa perspetiva em mente. A luz natural abundante entra na sala através das grandes janelas do chão ao teto. Isso significa que apenas é necessário um número reduzido de fontes de luz artificiais. Com o passar do tempo, os proprietários podem sentir diretamente a diferença de luz, lembrando-os da importância de valorizar a beleza do momento.




Sobre o designer Ken Lo
Ken Lo é um arquiteto que opera numa empresa boutique no sul de Taiwan. Embora não tenha formação académica formal em arquitetura, num tempo relativamente curto conseguiu montar uma impressionante variedade de projetos que ganharam numerosos prémios. Atualmente, os seus projetos são todos edifícios ecológicos que economizam energia. Isso significa que todos os seus edifícios garantem ventilação e fluxo de ar adequados para minimizar a necessidade de refrigeração extra. Dentro de um edifício, o entrelaçamento de luz natural e artificial fornece uma sensação de estabilidade no ambiente interno. A relação de Lo com o ambiente verde, a arquitetura e o espaço interior estão presentes em todos os seus projetos.

0
Would love your thoughts, please comment.x