Por a 29 Fevereiro 2020

Uma experiência de design num restaurante japonês, em Milão.

Fotografia: Andrea Martiradonna

Maurizio Lai criou um restaurante onde o Japão encontra uma interpretação original e menos convencional, entre materiais nobres, cortes leves e design feito à medida.

O arquiteto italiano evoca a cultura japonesa contemporânea através de uma grande sensibilidade, longe de estereótipos e ideias predefinidas. No IYO Aalto os detalhes são equilibrados e sempre caracterizados pela presença de elementos de design que enriquecem cada um dos ambientes.

O IYO Aalto  desenvolve-se em 320 metros quadrados e abrange a cozinha aberta, a adega, o exclusivo “Sushi Banco” (uma sala íntima dedicada à tradição Edomae zushi) e o “Restaurante Gourmet”.

É, por isso, um espaço que oferece uma experiência dupla: por um lado um ambiente que projeta a cultura Edomae zushi de Tóquio e, por outro, uma cozinha contemporânea, sem limites, no “Restaurante Gourmet”.

O projeto de interiores

À entrada há um jogo de transparência e reflexões infinitas. Os hóspedes são recebidos por uma instalação leve e uma mesa, feita de granito pórfiro cinza-esverdeado e latão, com formas e materiais que continuará por todo o restaurante.

 Há uma constante e discreta presença de pequenas incrustações de latão afogadas nas ripas de madeira.

A noz e o pórfiro de Canaletto representam os materiais dominantes. As paredes, nunca são contínuas, definem e delimitam espaços sem os isolar completamente.

Todos os materiais são nobres e  naturais: nogueira, pórfiro, latão, couro – combinados com elementos sofisticados e mais tecnológicos.

Os móveis foram fabricados em exclusivo, e de forma totalmente personalizada, com a colaboração da Poliform Contract: tirando partido do seu know-how artesanal.

Sushi Banco

É a sala íntima para 8 pessoas que obedece a um conjunto de rituais japoneses, com raízes na era Bunsei (1818-1830), onde os nigiri são preparados em frente aos clientes.

A parede de entrada é feita com Brise Soleil em nogueira Canaletto e permite vislumbrar o ambiente interior.

O balcão é em nogueira Canaletto, com bancada e placas em pórfiro cinza-esverdeado, caracterizado por incrustações de latão. Os assentos são de couro, com uma estrutura de olmo preto e um revestimento personalizado em cor de couro (usado também para os móveis estofados na sala de jantar principal).

O Restaurante Gourmet

A extraordinária herança da culinária japonesa é filtrada pelo conhecimento contemporâneo para oferecer uma experiência autêntica e ambiciosa, numa sala para 38 pessoas. A noz Canaletto cobre todas as superfícies do espaço e o teto é adornado com folhas de vidro float.

Três armários de parede de madeira marcam o espaço. Foram projetados e executados à medida, e voltam a manter alguns dos detalhes recorrentes no projeto: parafusos de latão, madeira, couro, vidro. A adega de parede é uma das maiores já fabricadas: 3,5 m x 10 m, com seis zonas de temperatura diferentes, e acomoda até 1600 garrafas!

0
Would love your thoughts, please comment.x