Por a 20 Novembro 2019

Residência de artistas brilha numa pequena vila do Canadá. O projeto de arquitetura tem a assinatura do coletivo Bourgeois / Lechasseur.

Fotografia: Adrien Williams/ V2com

Durante as últimas três décadas, a pacata vila de Saint-Jean-Port-Joli, conhecida pela sua longa tradição em trabalhos de madeira, tem sido um ponto de encontro para artistas oriundos de vários locais do mundo. O que começou como uma série de encontros casuais no início dos anos 90 transformou-se gradualmente num programa de artistas residentes, aberto a todos os que procuram inspiração ao longo do rio St. Lawrence.

Confinado a umas instalações improvisadas até 2018, o Centre Est-Nord-Est tem agora  um novo edifício projetado pelos arquitetos Bourgeois / Lechasseur . A estrutura de 951 metros quadrados, localizada nos arredores da vila, é o resultado de um concurso de arquitetura lançado em 2017. Após anos de preparação e captação de recursos, o tão esperado Center Est-Nord-Est aloja-se hoje elegantemente no mesmo local onde antes estava o edifício antigo.

Olivier Bourgeois e Régis Lechasseur, que cresceram em locais relativamente remotos, conseguiram mesclar o seu conhecimento íntimo das paisagens rurais de Quebec com a sua visão moderna. O longo volume monolítico que lembra os celeiros tradicionais evoluiu muito naturalmente da sua capacidade de casar tradição e arquitetura contemporânea.

A entrada da frente do ENE fica fora da estrada principal, delicadamente inserida na fachada estreita. Depois de passar pela porta, um volume surpreendentemente exuberante de altura dupla aguarda os visitantes, funcionários e residentes. Este espaço multifuncional, o verdadeiro coração do projeto, serve como ponto de encontro, lounge, área de exposições, cozinha comunitária e sala de jantar.

É possível aceder a uma zona mais silenciosa da biblioteca através de uma escada em espiral curvada. Claraboias cuidadosamente emolduradas foram esculpidas no teto inclinado, inundando o nível superior com luz natural, ao passo que o piso principal é iluminado sobretudo pelas grandes aberturas que dão para um pátio adjacente.

O trabalho combinado e os alojamentos dos residentes estão localizados na parte de trás do edifício. A chave do conceito foi o design de cinco estúdios ao vivo idênticos, porém flexíveis, com mezaninos adormecidos. Como os requisitos de piso variam amplamente de uma disciplina para outra, o espaço de trabalho expansível foi planeado para ser altamente flexível e adaptável a atividades individuais, seja escultura, arte performativa, fotografia ou outras. Os estúdios individuais são alcançados através de um corredor central, que os isola das áreas públicas mais animadas em direção à frente. Três oficinas partilhadas (madeira, metal e montagem) também estão localizadas ao longo do corredor.

O cedro branco colhido localmente foi usado para o revestimento exterior, enquanto as chapas metálicas protegem os enormes telhados inclinados, lembrando edifícios agrícolas no Québec rural. Dado o orçamento modesto da instituição ($ 2,3 milhões), os acabamentos internos são principalmente compensados, placas de gesso e cimento polido. Painéis de gesso tratados acusticamente foram instalados em alguns dos tetos angulares para manter a reverberação sonora no mínimo.

Ao projetar a morada artística, os arquitetos procuraram soluções simples e inventivas para criar o melhor ambiente possível para os artistas. Olivier Bourgeois não era novo no desafio. Em 2006, e ainda estudante, o seu projeto final de tese fora a residência de artistas nas Ilhas Magdalen. O projeto chamou a atenção do arquiteto Todd Saunders quando ele estava a começar a trabalhar no  famoso hotel e complexo artístico da Ilha do Fogo. Tal levou Bourgeois a ser convidado a juntar -se à equipa de Saunders em Bergen, na Noruega, onde trabalhou nos estúdios dos artistas.

Em St-Jean-Port-Joli, como na Terra Nova, os arquitetos consideravam bastante a luz natural e as condições materiais propícias à reflexão, estímulo silencioso e experimentação.

A comunidade artística da região e a vila de Saint-Jean-Port-Joli, em particular, receberam uma verdadeira onda de vitalidade com a recente inauguração do Centre Est-Nord-Est. Com a sua imagem atemporal, a nova e vibrante instalação pode hoje competir facilmente com as instituições mais desejáveis ​​deste tipo no mundo artístico de hoje.

0
Would love your thoughts, please comment.x